PE: OAB se manifesta sobre atropelamento de advogada

Testemunhas da ocorrência garantem que o veículo que atropelou a mulher estava sendo conduzido por Luciano Matias Soares, que foi candidato a vereador do Recife pelo PSC

sab, 02/10/2021 - 17:36
Reprodução/TRE e Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Luciano Soares teria atropelado advogada intencionalmente Reprodução/TRE e Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

 A seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) se manifestou sobre o atropelamento intencional de uma advogada de 29 anos integrante da Comissão de Direitos Humanos, ocorrido por volta das 12h deste sábado (2). A vítima acompanhava a manifestação pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quando um homem se recusou a respeitar o bloqueio feito pelos manifestantes na Avenida Martins de Barros, no centro do Recife.

“A OAB Pernambuco recebeu com indignação a notícia do atropelamento de uma advogada, integrante da Comissão de Advocacia Popular, durante as manifestações deste sábado (2), no Centro do Recife. A seccional pernambucana prestará assistência à profissional e acompanhará o caso para assegurar uma apuração rigorosa dos fatos, para que as medidas cabíveis sejam tomadas contra o responsável pelo fato de forma célere”, diz o texto publicado nas redes sociais da Ordem.

O suspeito foi identificado por testemunhas como sendo Luciano Matias Soares, que concorreu ao cargo de vereador do Recife nas eleições de 2012 pelo PSC. O LeiaJá teve acesso aos documentos do veículo, que pertence a Luciano. O motorista acelerou o carro em cima da vítima, que ficou presa ao capô e foi arrastada por 50 metros. 

Ele ainda freou o carro fazendo com que a manifestante caísse no chão. “Foi quando ele passou por cima das pernas e do quadril dela. O cara acelerou com tudo e fugiu em direção ao Palácio do Campo das Princesas. Foi uma tentativa de homicídio”, declara o youtuber e militante Jones Manoel, que presenciou a ocorrência.

A vítima sofreu fraturas nas pernas e na cabeça, tendo sido conduzida para o Hospital Português, onde passa por exames. Seu estado de saúde ainda não foi divulgado.A Ordem informou que cobrará a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) para que as providências cabíveis sejam tomadas.

O Partido Verde também emitiu uma nota de repúdio

Na capital pernambucana a manifestação do #2OutForaBolsonaro foi linda, exceto por ter terminado com o atropelamento de uma manifestante. 

O PV Pernambuco repudia veementemente qualquer ato de atentado contra a vida e a dignidade da pessoa humana.  Somos um partido democrático,  plural e acreditamos que neste momento em que o país vive um desgoverno,  o importante mesmo é marcar posição. Assim,  nos juntamos a outras frentes que comungam do mesmo pensamento e fomos às ruas! 

Ao término do ato,  quando quase todos os manifestantes já estavam se dispersando,  surgiu um cidadão em um veículo da marca Jeep e atropelou uma manifestante no local. Responder pelo crime que cometeu, é o mínimo a ser feito.  Se fez intencionalmente, será indiciado por tentativa de homicídio qualificado. Iremos acompanhar as investigações.

BASTA!!!

Fora o preconceito, a desigualdade a intolerância, o ódio e a qualquer tipo de repressão!

Nossa solidariedade à jovem advogada atropelada.

COMENTÁRIOS dos leitores