Japão terá novo ministro das Relações Exteriores

Em uma sessão especial do Parlamento, os legisladores confirmaram Kishida como primeiro-ministro após sua vitória eleitoral de outubro

qua, 10/11/2021 - 07:08
CHARLY TRIBALLEAU O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, discursa no Parlamento CHARLY TRIBALLEAU

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, confirmado nesta quarta-feira (10) pelo Parlamento, apresenta seu governo, que incluirá um novo ministro das Relações Exteriores.

Em uma sessão especial do Parlamento, os legisladores confirmaram Kishida como primeiro-ministro após sua vitória eleitoral de outubro.

Kishida assumiu em setembro o posto de líder do governante Partido Liberal Democrático (PLD), depois que o antecessor, Yoshihide Suga, decidiu não disputar a reeleição.

O novo governo de Kishida, que deve ser anunciado nas próximas horas, será praticamente idêntico ao interior, com exceção do novo chefe da diplomacia, Yoshimasa Hayashi.

Yoshimasa Hayashi, que estudou em Harvard, já ocupou vários cargos importantes no governo, incluindo as pastas da Defesa e da Educação.

Ele lidera um grupo de legisladores que promove as relações Japão-China e alguns analistas o consideram um moderado nas relações com Pequim.

Hayashi substituirá Toshimitsu Motegi, nomeado secretário-geral do PLD.

O partido de Kishida e seu aliado na coalizão, Komeito, conquistaram 295 das 465 cadeiras no Parlamento nas eleições de outubro.

A prioridade do novo governo é a aprovação de um orçamento suplementar que inclua um estímulo à economia após a a pandemia.

A imprensa nipônica informa que o orçamento seria de 30 trilhões de ienes (266 bilhões de dólares) e deve incluir a distribuição de recursos para menores de idade de famílias de baixa renda.

Kishida não deve fazer mudanças significativas nas atuais políticas japonesas de economia, diplomacia e defesa. Analistas afirmam que ele representa mais continuidade que mudança.

COMENTÁRIOS dos leitores