OMS declara que Europa é o novo epicentro da pandemia

Baixa adesão ao plano vacinal é um dos fatores que explicam a nova onda do vírus

por Rafael Sales ter, 16/11/2021 - 19:39
Pixabay/Michael Gaída Pixabay/Michael Gaída

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde fez um alerta sobre a Europa ser o novo epicentro da Pandemia de Covid-19. O anúncio acontece por conta dos casos de infecções e mortes pelo vírus, que registrou alta em diversos países, como Alemanha, França, Dinamarca e Áustria. Vale lembrar que até mesmo países do continente asiático apresentaram o mesmo cenário nas últimas semanas.

Segundo a OMS, um dos fatores que explicam o fenômeno é a baixa adesão do plano de vacinação, que implica diretamente nas taxas de hospitalizações. Além disso, o órgão informou que apenas 47% dos cidadãos da Europa e Ásia Central já estão com o esquema vacinal completo. E ainda que existam países com mais de 70% dos habitantes completamente imunizados, outras nações ainda estão com 10%.

De acordo com especialistas, ainda que o evento esteja em andamento no período mais frio do ano, o vírus não reage de forma diferente nessa época do ano, o que muda é apenas o comportamento das pessoas, ao ficar mais tempo em ambientes fechados. Prova disso, também foi a alta de casos de infecção e morte por Covid-19 entre janeiro e abril no Brasil, período em que as altas temperaturas estavam presentes.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores