Recife enfrenta crescimento de casos de lesões na pele

Município registra 105 ocorrências das lesões que causam coceira, ainda sem causa identificada

seg, 22/11/2021 - 17:35
Divulgação Secretaria de Saúde de Pernambuco acompanha estudos com pacientes no Recife e em Camaragibe. Divulgação

 O número de casos de lesões cutâneas no Recife cresceu de 79 para 105. Em Pernambuco, o total de notificações semelhantes chegou a 165, após Camaragibe, no Grande Recife, confirmar mais 60 casos. A causa das lesões, que provocam intensa coceira, ainda estão sendo investigadas pelas autoridades públicas.

De acordo com a Secretária de Saúde do Recife, na última sexta-feira (19), representantes da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Recife, da Secretaria Estadual de Saúde e do Instituto Aggeu Magalhães, além de um médico infectologista e de um médico epidemiologista, se reuniram para discutir os casos. Ainda são aguardados os resultados dos exames laboratoriais dos pacientes e da análise de ácaros e mosquitos capturados em alguns domicílios situados nas localidades onde foram registradas notificações.

Até agora, não há registro de agravamento dos casos ou de necessidade de hospitalização de pacientes acometidos pelas lesões. Nesta semana, a Secretária de Saúde do Recife deve realizar uma nova reunião entre especialistas, bem como exames de raspado de pele em alguns dos pacientes notificados. Na capital pernambucana, os primeiros casos ocorreram nos bairros do Córrego da Fortuna e no Sítio dos Macacos, na Zona Norte.

Por sua vez, a Vigilância em Saúde Camaragibe realiza um estudo clínico epidemiológico com base nas informações presentes no diagnóstico dos pacientes. Outra pesquisa tenta identificar insetos ou artrópodes que estejam causando as lesões.

COMENTÁRIOS dos leitores