Vídeo mostra PM agredindo homem durante abordagem em SP

Corporação determinou o afastamento imediato do agente e de mais dois, que participaram da abordagem. Um inquérito foi aberto para apurar o que ocasionou a reação truculenta

por Vitória Silva qui, 09/12/2021 - 20:49

A Polícia Militar de São Paulo afastou três policiais em caráter imediato para apurar as imagens de uma abordagem truculenta, registrada na Zona Norte de São Paulo, nesta quinta-feira (9). Em vídeo, é possível ver um grupo de três homens abordado igualmente por três PMs. Dois dos abordados são liberados e um terceiro é agredido com tapas e chutes. "Você sai andando aí, você não sabe trocar ideia", diz o policial, que ordena que o homem pegue uma bicicleta que está caída no chão. 

Embed:

O contexto da situação não pode ser identificado através do vídeo. No entanto, o uso da violência durante abordagens, sem contexto justificado, diante da inexistência de uma legítima defesa ou desacato à autoridade, foge à conduta e liberdade de Polícia Militar, podendo gerar processo disciplinar e investigação no âmbito criminal. De acordo com a Folha de São Paulo, o afastamento foi confirmado pela Secretaria de Segurança Pública. 

O caso entrou para os tópicos em tendência no Twitter na noite de hoje (9) e rendeu críticas à polícia paulista, pela recorrência de casos do tipo. Internautas lembraram o caso do jovem negro algemado a uma moto em movimento e arrastado por um policial militar, que pilotava o veículo, na última segunda-feira (6).

Em nota, a Polícia Militar afirmou que repudia a conduta testemunhada em vídeo e que o dever da PM “é proteger as pessoas e respeitar as leis”. Confira: 

"O Comando do 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, assim que tomou conhecimento das imagens da abordagem de uma de suas equipes, no último dia 09/12, determinou o imediato afastamento dos policiais envolvidos na ação e a instauração de um inquérito policial militar para a rigorosa apuração dos fatos. A Polícia Militar repudia veementemente tal ato e reafirma seu compromisso de proteger as pessoas e respeitar as leis, sendo absolutamente implacável contra eventuais desvios de conduta de seus agentes". 

Ainda de acordo com a reportagem, o ouvidor interino das polícias, Victor Henrique Grampa, disse que a ação foge ao procedimento operacional padrão. "E não justifica em hipótese nenhuma uma agressão que visivelmente não tem motivo para conter nenhum ato que colocasse em risco a integridade dos policiais e a coletividade. Por esse motivo, nós da ouvidoria solicitamos da Corregedoria o afastamento dos policiais envolvidos, a avocação pela Corregedoria Geral, para que não seja apurado pelo batalhão, e oficiamos também o Ministério Público", disse. 

Ele afirmou que nenhum abuso é aceitável e, por isso, após apuração, deve ser punido. O caso continuará sendo acompanhado pelo órgão. Os nomes dos policiais envolvidos na ação e o da vítima não foram divulgados. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores