Palestinos da Cisjordânia começam a votar em eleições

As eleições presidenciais ou legislativas não são celebradas nos territórios palestinos há 15 anos

sab, 11/12/2021 - 10:12
ABBAS MOMANI Mulher palestina vota em eleição municipal em Baitain, leste da Cisjordânia ocupada ABBAS MOMANI

Os palestinos da Cisjordânia ocupada começaram a votar neste sábado (11) em eleições municipais marcadas pelo boicote do principal partido opositor Hamas, no poder em Gaza, como protesto pelo adiamento indefinido das eleições parlamentares e presidenciais.

As eleições presidenciais ou legislativas não são celebradas nos territórios palestinos há 15 anos. As últimas eleições municipais aconteceram em 2017 e também foram boicotadas pelo Hamas.

Das 367 cidades da Cisjordânia que vão às urnas, 60 não possuem nenhum candidato e em outras 162 só foi apresentada uma lista. Sendo assim, haverá uma eleição propriamente dita apenas em 154 municípios.

A eleição municipal acontece em duas fases e em março de 2022 acontecerá a segunda para as cidades.

O porta-voz da Comissão Eleitoral Central Palestina, Fareed Taam Allah, disse à AFP que as urnas abriram em todas as cidades previstas.

As urnas estarão abertas até as 19h00 locais, com um censo potencial de 405.000 eleitores, segundo o comitê eleitoral.

As eleições são "irrelevantes politicamente porque ocorrem em pequenas cidades e não nas grandes" e são "fúteis" na ausência do Hamas, segundo o analista político Jihad Harb.

O grupo armado, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, boicota a votação como protesto ao presidente Mahmud Abas que adiou indefinidamente as eleições parlamentares e presidenciais programadas para este ano.

COMENTÁRIOS dos leitores