Milhões de doses da Janssen estão paradas em galpão em SP

Das 41 milhões de vacinas da fabricante recebidas pelo Brasil, 32 milhões ainda estão jogadas no Centro de Distribuição de Insumos

qui, 27/01/2022 - 08:38
Breno Esaki/Agência Saúde DF Doses da Janssen Breno Esaki/Agência Saúde DF

 A maior parte das vacinas da Janssen que chegaram ao Brasil estão jogadas em um galpão em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. O país recebeu ao todo 41 milhões de doses, mas quase 32 milhões estão paradas no estoque, expôs o Jornal Nacional nessa quarta-feira (26).

O Ministério da Saúde confirmou que apenas 9.202.380 de unidades imunizantes da fabricante foram repassadas aos estados e 31,7 milhões continuam no Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos.

O contrato feito em março de 2021 determinou a compra de 38 milhões de vacinas. Em seguida, o Brasil recebeu a doação de três milhões de doses do governo norte-americano.

Em nota, a pasta apontou que alguns estados "solicitaram a suspensão do envio dos imunizantes devido à saturação da rede de frios (freezeres e geladeiras para armazenagem)" e que as doses retidas poderão ser repassadas conforme solicitação.

COMENTÁRIOS dos leitores