Site para marcação de testes no Recife apresenta problema

Quem busca fazer o teste da Covid-19 no Recife sofre com as dificuldades do site disponibilizado para os agendamentos

por Jameson Ramos qui, 27/01/2022 - 15:59
Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo O site Conecta Recife, para agendamento do teste da Covid-19, ficou fora do ar nesta quinta-feira Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

Nesta quinta-feira (27), muitos recifenses não conseguiram agendar o teste da Covid-19 por meio do site Conecta Recife, disponibilizado pela prefeitura para que a população escolha o local e horário disponível para a realização do exame. 

Até o último domingo (23), os testes eram feitos na capital pernambucana por demanda espontânea, sem a necessidade do agendamento prévio. No entanto, com a grande demanda, que estava gerando aglomerações nos pontos de testagens, a Prefeitura do Recife determinou que a partir da última segunda-feira (24) os testes só possam ser realizados mediante agendamento.

O problema é que, desde então, a população não consegue acessar corretamente o site e/ou aplicativo Conecta Recife para a devida marcação por conta das várias instabilidades que estão acontecendo na plataforma.

Nesta quinta-feira (27), a equipe de reportagem do LeiaJá ficou de olho para constatar se os problemas permaneciam. Às 15h, quando os agendamentos são liberados no site, apenas quatro localidades estavam sendo ofertadas. No entanto, quando se clicava em qualquer um dos locais disponíveis, já não existiam mais horários para agendamento. 

Às 15h04, a equipe do LeiaJá tentou mais uma vez e constatou a falta de lugares e horários disponíveis. Às 15h10 o site saiu do ar e em seguida voltou sem mais vagas disponíveis para a população recifense.

A Prefeitura do Recife disse que o sistema de agendamento para testagem da covid-19, o Bora Testar, funcionou normalmente no dia de hoje (27), e que os problemas de instabilidade foram solucionados, mas que a procura ainda é muito grande. 

Assegurou ainda que nesta quinta-feira, as 4.800 vagas disponibilizadas para agendamento no Recife foram esgotadas em seis minutos. 

Confira o que mais disse a Prefeitura do Recife

A prefeitura vem trabalhando fortemente para que novos postos de testagens sejam abertos ampliando, assim, a capacidade de oferta e atendimento ao cidadão. Da última semana pra cá, a Prefeitura do Recife ampliou em 128% o número de testes diários disponibilizados para a população, com um salto de 2,1 mil exames para 4,8 mil testagens por dia.

Em menos de uma semana, a Prefeitura inaugurou três novos centros de testagem no Sesc Santo Amaro, no Sesc Casa Amarela e na Universidade Federal Rural de Pernambuco, que se juntaram a outros dois que estavam funcionando desde o começo do mês no Parque da Macaxeira e no Compaz Ariano Suassuna. Somente este ano, a Secretaria de Saúde do Recife já realizou mais de 37 mil testes de antígeno.

COMENTÁRIOS dos leitores