Fake news: vídeo de tubarões no raso não foi em Boa Viagem
O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) confirmou o verdadeiro local da aparição que circula nas redes sociais
O vídeo que circula nas redes sociais e em grupos de WhatsApp com tubarões na beira da praia não foi feito em Boa Viagem. A informação é do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit). Nesta segunda-feira (14), a o Cemit afirmou que as imagens foram feitas na Praia da Conceição, em Fernando de Noronha, mas não soube precisar a data.
O Corpo de Bombeiros já havia apontado que não tinha informação sobre a aparição de tubarões na Região Metropolitana do Recife (RMR).
A descrição dos tuítes e das informações passadas junto ao vídeo pelo Whatsapp indicava que os predadores teriam aparecido na altura do antigo "Castelinho", na praia de Boa Viagem.
Procurado pelo LeiaJá, o Cemit explicou que os três tubarões das imagens são da espécie limão e que o vídeo começou a ser compartilhado na última quarta-feira (9), mas não foram flagrados em Boa Viagem. A entidade não confirmou a data da aparição.
Dias antes dos compartilhamentos começarem, uma menina de oito anos foi atacada por um tubarão no arquipélago e precisou ter a perna amputada.
Segundo dados do CEMIT, 67 incidentes com tubarão foram notificados em Pernambuco nos últimos 29 anos. Desses, 26 resultaram em óbito.
LeiaJá também:
--> Praia em Noronha segue fechada após ataque de tubarão
--> Homem atacado por tubarão não tem prazo para receber alta