Confira seis dietas da moda em 2022

No Dia da Saúde e Nutrição, fica o alerta: fazer dieta sem acompanhamento profissional pode representar risco à saúde.

por qui, 31/03/2022 - 17:47
Flickr/Liane Jorge Domene Jorge Flickr/Liane Jorge Domene Jorge

Nesta quinta-feira (31) é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição. Muitas pessoas fazem as dietas da moda, extremamente populares (especialmente nas redes sociais), para conseguirem o processo de emagrecimento de forma mais rápida. 

A perda de peso, na maioria dos casos, é importante para manter a saúde, desde que feita da forma correta, respeitando o corpo, seu metabolismo e necessidades e adicionando mais elementos à sua rotina, como exercícios físicos. Veja as dietas mais populares das redes:

Dieta Paleolítica - Também conhecida como “a dieta do homem das cavernas”. Se concentra em alimentos que, teoricamente, podem ser encontrados na natureza. Promove a ingestão de alimentos integrais, de origem animal e vegetal, como carne, peixe, frutas, entre outros. Evita alimentos industrializados e processados como açúcar, laticínios e grãos. Ao contrário da maioria das dietas, essa não envolve contagem de calorias, apenas restrição dos grupos alimentares citados acima. 

Dieta Low Carb – O próprio nome especifica: limita carboidratos e dá preferência a alimentos ricos em proteínas e gorduras boas (carnes, ovos, queijo, sementes, castanhas). É utilizada para perder peso, além de reduzir os fatores de risco para doenças graves como diabetes tipo 2 e síndrome metabólica. Caso não esteja seguindo de forma correta, é possível causar deficiência de algumas vitaminas essenciais para o corpo gerando fraqueza nos ossos. 

Dieta Mediterrânea - Possui princípios básicos de uma alimentação saudável, já que se concentra em culinárias tradicionais de países próximos ao Mar Mediterrâneo. Inclui frutas, verduras, peixes, cereal integral e limita gorduras não saudáveis. É recomendada para tratar o coração, pois estes alimentos são essenciais para a saúde deste órgão e todo excesso do alimento é prejudicial. 

Dieta Atkins - É precursora da Low Carb. Criada em 1960 pelo cardiologista Robert C. Atkins, também restringe carboidratos e enfatiza proteínas e gorduras. Seu objetivo é mudar os hábitos alimentares aos poucos para perder peso de forma correta e mantê-lo. Nessa dieta, os riscos são os mesmos da Low Carb. 

Jejum intermitente - É um padrão alimentar e não uma dieta em si. Consiste na oscilação entre os períodos de jejum e alimentação. Existem várias maneiras diferentes de fazer esse jejum, o que envolve dividir o dia ou a semana em períodos de alimentação. As mais populares são: Método 16/8; Comer-jejuar-comer; Dieta 5/2. Ao reduzir a ingestão de calorias, todos esses métodos prometem a perda de peso, desde que a pessoa não compense a fome de forma exagerada durante os períodos de alimentação. 

Dieta Dukan Desenvolvida pelo método francês Pierre Dukan na década de 1970, consiste em quatro etapas: ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização. O primeiro passo é calcular a própria meta de peso com base em sua idade para depois seguir as quatro etapas. O importante é procurar manter a fase uma por uma, pelo menos um dia da semana e fazer exercícios físicos regulares. Infelizmente, ainda não há estudos científicos suficientes para determinar se a dieta Dukan é segura ou benéfica para a saúde. Neste caso, procure a opinião de um especialista, pois a alta ingestão de proteínas pode impactar nos rins e na saúde óssea. 

Por Camily Maciel

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores