Metrô: Linha Sul volta a operar após atraso

A queda de parte da rede elétrica dos trens suspendeu toda operação do metrô do Recife na manhã desta quarta-feira. A linha Centro segue sem previsão de retorno

por Victor Gouveia qua, 29/06/2022 - 08:19
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Metrô do Recife Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Na manhã desta quarta-feira (29), os usuários do metrô do Recife foram surpreendidos com todas as estações fechadas. Todo o sistema foi impactado por uma falha na rede elétrica, ainda na noite dessa terça (28). A Linha Sul foi reaberta por volta das 7h40, mas a Linha Centro ainda não tem previsão de retorno.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) explicou que a operação precisou ser suspensa por conta da queda de parte da rede aérea, por volta das 22h30, próximo à estação Ipiranga. As viagens foram mantidas em via singela, quando as composições dos dois sentidos dividem uma única linha.

A equipe de manutenção foi acionada para solucionar o problema e atuou à noite e na madrugada. A tentativa de reestabelecer a rede elétrica não teve sucesso e o serviço amanheceu inoperante. Por ser a principal afetada pela queda dos fios, a Linha Centro foi fechada e a Linha Sul também precisou ser suspensa pela impossibilidade de injeção de trens utilizando a Linha Centro, detalhou a CBTU.

Com o atraso de mais de 2h30 nesta manhã, a Linha Sul voltou a operar. No entanto, as estações da Linha Centro seguem fechadas e sem previsão para a reabertura.

Ônibus

Informado sobre a situação do metrô às 5h, o Grande Recife iniciou um plano de ação emergencial com as seguintes linhas especiais de ônibus: Cajueiro Seco/ Aeroporto, Camaragibe /Tip, Camaragibe/Centro, Jaboatão/Barro e Joana Bezerra/Afogados/Barro.

 

COMENTÁRIOS dos leitores