Mãe é presa por acobertar estupro da filha pelo marido

A criança de três anos foi hospitalizada em estado grave após ser abusada pelo pai

qua, 18/01/2023 - 08:23
Reprodução A acusada chega algemada na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Reprodução

Uma mulher é acusada de ter facilitado o estupro da filha, de três anos, e tentado ajudar o autor do abuso a fugir. O abusador é o próprio pai da criança. A mãe foi presa em Queimados, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, na segunda-feira (16).

A menina foi hospitalizada em estado grave por conta da violência sofrida e o pai preso em dezembro do ano passado, dois meses após a denúncia do crime. A chefe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Nova Iguaçu, delegada Mônica Areal, observou que a mãe mudou as versões dos depoimentos e resolveu inclui-la na investigação.

"Eles foram tão criminosos que a criança sempre viveu com a avó e com a companheira da avó. Como ela se mudou para perto, a avó estava deixando ela ficar um pouco mais com a criança. Quando aconteceu tudo, ela poderia ter pedido socorro à avó, mas não fez para tentar acobertar o ocorrido", comentou a titular da Deam. 

Antes de ser preso, o acusado se apresentou com a presença de um advogado e se declarou inocente. Ele foi liberado e o inquérito prosseguiu, até que o cunhado apontou em depoimento que a irmã sabia dos abusos do marido e que chegou a ouvir ela pedir para que o companheiro não a envolvesse na "confusão".

A delegada pediu a prisão do casal, mas só a do homem foi autorizada. Inicialmente a detenção seria temporária, mas foi convertida em preventiva. Com o decorrer da investigação, a Justiça entendeu a necessidade da prisão preventiva da mãe por omissão.

A criança está sob os cuidados de família acolhedora enquanto a entrega da guarda para a avó materna é analisada.

COMENTÁRIOS dos leitores