Raquel Lyra celebra Data Magna

A governadora fez a revista da tropa da Polícia Militar, o hasteamento da bandeira e a colocação das flores no Monumento dos Heróis da Revolução de 1817, na Praça da República

por Rachel Andrade seg, 06/03/2023 - 12:22
Reprodução/Facebook A governadora Raquel Lyra (centro) na cerimônia da Data Magna, no Recife Reprodução/Facebook

No dia 6 de março é celebrada a Data Magna em Pernambuco, marco da Revolução de 1817, que tornou o estado independente de Portugal. O feriado histórico foi celebrado com uma cerimônia na manhã desta segunda-feira (6), no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado, no Recife.

A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora, Priscila Krause, estiveram em frente ao Palácio para a revista da tropa da Polícia Militar, o hasteamento da bandeira e a colocação das flores no Monumento dos Heróis da Revolução de 1817, na Praça da República. Ao lado das representantes do poder executivo estadual estava o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Durante a cerimônia, a governadora também recebeu cinco honrarias, sendo três delas da Maçonaria de Pernambuco, que esteve diretamente ligada à Revolução de 1817. As honrarias entregues foram:

- Diploma de benfeitoria da ordem do Grande Oriente Independente de Pernambuco;

- Medalha do mérito maçônico - Abolicionista Joaquim Nabuco, considerada maior honraria maçônica do Estado concedida pelo Grande Oriente de Pernambuco;

- Moeda Mário Melo, comemorativa dos 90 anos da Grande Loja Maçônica de Pernambuco;

- Comenda Eugênio de Mendonça Paes Barreto, 1º grão mestre da Grande Loja de Pernambuco;

- Comenda Irmão Frei Caneca, líder e mártir das revoluções de 1817 e 1824.

COMENTÁRIOS dos leitores