Meio Ambiente: Paulista faz vistoria no Parque do Janga

A Secretaria do Meio Ambiente do município busca reunir dados acerca da degradação do local

por Rachel Andrade qua, 15/03/2023 - 17:10
Divulgação/Ascom Paulista A vistoria identificou pontos de degradação na região Divulgação/Ascom Paulista

Na última terça-feira (14), a Secretaria do Meio Ambiente do Paulista (SEMA), em conjunto com o 17º batalhão da Polícia Militar de Pernambuco e da Delegacia de Polícia de Meio Ambiente (Depoma), realizou uma visita técnica na área do Parque do Janga para analisar os índices de degradação no local. 

A vistoria identificou vários crimes ambientais, como desmatamento, queimadas, tentativa de construções irregulares e ligações clandestinas de energia, quando foram realizadas notificações e autuações aos infratores na área.

A atividade faz parte do plano de coleta de dados para comparativo do primeiro trimestre de 2023 com o mesmo período do ano passado, além de atender às recomendações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) de preservação do meio ambiente.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Clécio Araújo, os agentes identificaram as áreas afetadas com o auxílio de um drone. “Em conjunto com o apoio das polícias Militar e Civil identificamos os infratores, coibimos as irregularidades e, sobretudo, mapeamos os locais para realizarmos a recuperação dos mesmos com reflorestamento”, destacou.

O Parque do Janga foi constituído como Unidade de Conservação Integral por meio de Decreto Municipal em dezembro de 2022, aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, sendo vedada qualquer tipo de intervenção ou utilização do solo para fins de moradia ou exploração comercial.

*Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores