94 tartarugas marinhas nascem em praia do Janga
O ninho era monitorado por uma equipe especializada em proteção de tartarugas marinhas no município
A praia de Enseadinha, no bairro do Janga, município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi palco, na manhã desta segunda-feira (27), do nascimento de 94 tartarugas marinhas. Os filhotes da espécie Pente (Eretmochelys imbricata) começaram a sair do ninho e um morador alertou a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) do Paulista.
O acompanhamento do ninho era feito pela equipe do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas em Paulista. Eles chegaram ao local para ajudar no deslocamento dos recém-nascidos até o mar. O morador e voluntário do projeto, Jaime Costa, esteve presente em todo o momento. “Como sempre faço ao constatar o nascimento, liguei para os analistas ambientais da Prefeitura para que viessem ao local”, relatou o voluntário.
De acordo com a SEMA, ao avistar uma tartaruga ou rastro na areia, o projeto deve ser acionado, por meio do número (81) 99836-9947 (Whatsapp), ou pelos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para a Guarda Municipal, no 153.
Alerta de crime
Segundo a Lei 9.605, no Art. 29, vandalismos e violações aos ninhos, ou captura de filhotes, ou comercialização dos mesmos são considerados crimes ambientais, As multas podem ir de R$ 500 a R$ 5 mil, além de sentença de seis meses a um ano de prisão.
Com informações da Assessoria