Suzane von Richthofen se inscreve em concurso para Câmara

Em regime aberto após cumprir 20 anos de reclusão e atualmente universitária, a presa disputará vaga de telefonista com outros 836 candidatos

qui, 01/06/2023 - 16:04
Reprodução A participação de Suzane no concurso é permitida por lei Reprodução

Aos 39 anos, Suzane von Richthofen se inscreveu no concurso público da Câmara Municipal de Avaré, cidade do interior de São Paulo. O nome dela aparece na lista de candidatos para o cadastro de reserva de telefonista da casa legislativa. A vaga é de nível fundamental e teve 837 candidaturas confirmadas, sendo a mais concorrida do edital e com prova marcada para junho. Richthofen foi condenada a 34 anos de prisão por assassinar os pais e, após cumprir 20 anos reclusa em Tremembé, entrou para o regime aberto.

A função tem carga horária semanal de 30 horas e remuneração bruta inicial é de R$ 5.626,33. O cargo também tem outros benefícios, como vale alimentação de R$ 891,05, plano de saúde e plano odontológico. O concurso para telefonista conta com prova objetiva, com 40 questões nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Específicos, além de uma prova prática. A primeira prova para o cargo será realizada no dia 4 de junho, no período da manhã, em uma faculdade de Avaré, que fica a 115 quilômetros de onde ela mora.

A participação de Suzane no concurso é permitida por lei. O regime atual é permissivo para que pessoas condenadas estudem e trabalhem, desde que se mantenham na cidade de residência. Desde janeiro, Richthofen vive na cidade de Angatuba, também no interior de São Paulo, após progressão da pena para o regime aberto.

As atividades da condenada podem ocorrer apenas durante o dia. No período noturno, ela deve voltar para sua residência, com endereço registrado junto à Justiça, além de cumprir outras regras. O condenado, porém, não pode se ausentar da cidade onde reside sem autorização judicial, segundo as condições do regime aberto.

COMENTÁRIOS dos leitores