Simpósio debate agricultura sustentável na cadeia do cacau

Evento será nos dias 14 e 15 de junho, em Altamira (PA), e terá transmissão pela internet

seg, 12/06/2023 - 16:11
Divulgação Simpósio em Altamira vai reunir produtores de cacau, técnicos e pesquisadores Divulgação

O II Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais com Cacaueiro (SSAF Cacau) será realizado nos dias 14 e 15 de junho, em Altamira (PA). O evento promove troca de informações e experiências sobre o uso de sistemas agroflorestais com cacaueiro como um modelo de agricultura sustentável nos trópicos, visando à proposição de políticas e programas que possam contribuir para o aumento da eficiência da cadeia de valor do cacau no Estado do Pará e na Amazônia.

A diretora-geral da CEPLAC (Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira), Lucimara Chiari, destaca a importância de realizar o segundo SSAF Cacau no Estado do Pará. “Gostaria de destacar a importância de realizar um evento como esse no polo cacaueiro transamazônico, que é o que mais cresce no Brasil utilizando SAF e recuperando áreas de pastagens degradadas, aliando produção e responsabilidade socioambiental”, afirma.

Com entrada gratuita, o público esperado envolve pesquisadores, professores, estudantes, produtores rurais, cooperativas, agentes do poder público, consultores, técnicos agropecuários, profissionais da indústria e demais atores relacionados à cadeia do cacau e chocolate que atuam na Amazônia. Em torno de 350 participantes já se inscreveram.

“O simpósio contará com sete painéis temáticos abordando uma variedade de temas importantes relacionados à cacauicultura em sistemas agroflorestais, passando por discussões e análises sobre a viabilidade econômica, potencial de contribuição do arranjo para a mitigação de passivos ambientais, o empreendedorismo ligado aos SAFS, entre outros. Estes temas serão abordados por pesquisadores, produtores rurais e outros profissionais que atuam na cadeia”, adianta Lucimar Souza, diretora adjunta de desenvolvimento territorial do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).

A iniciativa tem apoio da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento), da GIZ (Cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável) e do Governo do Estado do Pará, através Sedap/Funcacau. O Simpósio conta com a realização do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária); da CEPLAC; do governo do Pará, por meio da Sedap (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca) e da Semas (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade); do IPAM; da SBSAF (Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais); e da GIZ (Cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável).

Os SAFs (Sistemas Agroflorestais), além de serem uma alternativa para a recuperação de áreas desmatadas e degradadas da Amazônia, integram floresta e agricultura, ao mesmo tempo provendo serviços ambientais como a manutenção da biodiversidade, a manutenção do ciclo da água e do estoque de carbono. Além disso, a utilização do SAF contribui para promover a diversificação de produtos economicamente capazes de gerar emprego e renda, portanto, gera benefícios econômicos, sociais e ecológicos.

Serviço

II Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais com Cacaueiro.

Data: 14 e 15 de junho.

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h.

Local: Centro de Eventos de Altamira, Altamira (PA) –



com transmissão online no perfil do IPAM no Youtube @IPAMAmazonia

Mais informações:  www.ipam.org.br/ssaf_cacau

Da assessoria do evento.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores