Bebê morre após receber leite na veia ao invés de sangue
Caso aconteceu na Maternidade Professor José Maria Magalhães Netto, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador
Um bebê de dois meses, identificado como Samuel Ricardo Souza Bastos, morreu após receber leite na veia ao invés de sangue que seria injetado via acesso central. O caso aconteceu na Maternidade Professor José Maria Magalhães Netto, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, na última segunda-feira (19).
Ao G1, o pai da criança, Cleibson de Souza, disse que Samuel nasceu com uma doença cardíaca e estava no hospital se recuperando de uma cirurgia.A família foi informada pela unidade de saúde de que a morte ocorreu em razão de um erro cometido por uma técnica de enfermagem.
No domingo (18), após a aplicação incorreta do leite, o bebê foi transferido para uma UTI. Naiane Rocha, mãe do bebê, então foi contactada para comparecer ao hospital."Quando cheguei na UTI, uma outra médica me explicou que a técnica em vez de conectar na sonda, conectou no acesso central. Aí que fui entender o que tinha acontecido", disse ela.
Na manhã do dia seguinte, os familiares do bebê foram informados de que o funcionário da UTI vazou a informação de sua morte. O óbito foi confirmado pela assistente social da unidade.
Sindicância foi aberta
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) disse que a maternidade está profundamente consternada com o falcimento de Samuel, "sem palavras para expressar todo pesar e tristeza que acomete toda a equipe de profissionais". A instituição também se colocou à disposição dos familiares, para esclarecimentos públicos.
A Sesab também confirmou que afastou a profisisonal envolvida na ocorrência. Segundo o posicionamento, a técnica se encontra em situação de "total desolação" por também ser mãe e pelo vínculo formado com o bebê, que esteve aos seus cuidados. De acordo com a instituição, uma sindicância foi instaurada para apurar as circunstâncias técnicas que levaram ao óbito.