Conheça os dez principais sintomas do câncer de pulmão

Este é o terceiro mais comum entre homens e quarto mais comum entre mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA)

por Camily Maciel ter, 01/08/2023 - 15:53
Freepik O tratamento muda de acordo com o tipo e característica do câncer Freepik

O dia 1º de agosto é conhecido como o Dia Mundial do Câncer de Pulmão. Ficar atento aos sintomas é importante, uma vez que este é o terceiro mais comum entre homens e quarto mais recorrente entre mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). No mundo, o câncer de pulmão é o primeiro em em incidência entre homens e o terceiro entre as mulheres. Alguns dos sintomas, na maioria das vezes, aparecem quando estão em um estágio avançado, podendo ser evidenciados.

Caso os sintomas durem mais de duas semanas seguidas podem ser decorrentes de um câncer, por isso o paciente precisa de uma avaliação médica. “É importante que o pneumologista ou clínico geral seja consultado, pois é possível fazer exames que permitem identificar a doença de forma precoce, dando início ao tratamento logo em seguida e prevenir o desenvolvimento do câncer”, aconselha a médica em clínica geral Karla Nogueira. “O tratamento muda de acordo com o tipo e característica do câncer, podendo ser indicada a realização de cirurgia e sessões de radioterapia ou quimioterapia”, acrescenta. 

Os principais sintomas iniciais do câncer de pulmão são: 

Cansaço extremo; 

Dificuldade em respirar; 

Diminuição do apetite; 

Dor nas costas; 

Dor no tórax; 

Falta de ar; 

Perda de peso; 

Rouquidão; 

Sangue no catarro; 

Tosse seca e persistente. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores