Criança e adolescente morrem após ação da PM no RJ

Mortes aconteceram na Ilha do Governador, na manhã deste sábado (12)

sab, 12/08/2023 - 15:29
Reprodução/GloboNews Reprodução/GloboNews

Uma menina de cinco anos e um adolescente de 17 morreram baleados, na manhã deste sábado (12), após uma operação da Polícia Militar realizada na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Segundo moradores do local, a PM seria responsável pelas mortes. 

O episódio teve início com uma tentativa de abordagem a dois homens em uma moto na saída de um baile funk no Morro do Dendê, que culminou com a morte de um dos ocupantes, Wendel Eduardo, de 17 anos, após troca de tiros. A população, então, iniciou um protesto durante o qual a criança, que não estava no ato, foi baleada. A menina tinha cinco anos e se chamava Eloá Passos. As informações são do portal G1.

Através de nota oficial, a PM informou que durante a abordagem, Wendell disparou contra a equipe e houve revide. Ele foi alvejado e socorrido para o Hospital Municipal Evandro Freire, onde chegou sem vida. Já o “homem que conduzia a motocicleta [não identificado] foi conduzido à 37ª DP a fim de prestar esclarecimentos”.

Ainda de acordo com a nota enviada pela PM, “um grupo de manifestantes ateou fogo a um ônibus na Rua Paranapuã, e o Batalhão de Rondas e Controle de Multidão (Recom) foi acionado em apoio. Em seguida, o comando do 17º BPM foi informado sobre uma criança baleada no interior da comunidade do Dendê e que foi socorrida por familiares. A vítima teria sido atingida no interior de sua residência. Não havia operação policial no interior da comunidade”.

Versão da comunidade

Em entrevista à TV Globo, moradores da comunidade do Dendê deram versões diferentes às da polícia. O tio de Wendel afirmou, com base no que ouviu de pessoas que estavam perto, que o sobrinho teria levantado os braços e se rendido durante a abordagem, mas, mesmo assim, foi baleado. Ele também disse que nunca teve notícias de que Wendel tivesse envolvimento no crime. 

De acordo com testemunhas, a manifestação iniciada após a morte de Wendell teria sido reprimida a tiros pela PM, o que teria ocasionado a morte de Eloá. Uma prima da menina, Indiane Passos disse que ela foi atingida no peito dentro de seu quarto. “(Ela) estava em casa, brincando, pulando na cama, comendo doce do mesversário da irmã dela que foi ontem (sexta, 11)”. A criança chegou a ser socorrida, mas chegou sem vida ao hospital.

COMENTÁRIOS dos leitores