Caso de jovem morto em ação da PM terá audiência na terça

Em 2021, Victor Kawan, de 17 anos, foi alvejado por policiais militares ao voltar de um dia de trabalho

por Vitória Silva seg, 25/09/2023 - 13:33
Reprodução/LeiaJá Ilustração de Victor Kawan utilizada em homenagem na comunidade Sítio dos Pintos Reprodução/LeiaJá

A primeira audiência do caso de Victor Kawan Souza da Silva, adolescente morto durante uma ação da Polícia Militar (PM) no Recife, há quase dois anos, acontecerá nesta terça-feira (26). A sessão está prevista para às 9h, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano (Joana Bezerra), na área central da capital. 

O caso aconteceu em 11 de dezembro de 2021, na comunidade de Sítio dos Pintos, Zona Norte da cidade. À época, o jovem, que tinha apenas 17 anos, estava acompanhado do amigo, Wendel Alves, que tinha 18 anos. Na primeira versão da PM, Victor e o amigo teriam trocado tiros com o efetivo. Ainda de acordo com a corporação, com os jovens foi apreendido um revólver calibre 38 com seis munições. 

A versão é contestada pela família, que afirma que Kawan e Wendel estavam retornando de moto após voltarem de um dia de trabalho. Os PMs já teriam chegado atirando, ao considerar os amigos como suspeitos. 

Em um inquérito aberto em outubro do ano passado, a SDS afirmou que a investigação preliminar encontrou "indícios de autoria e materialidade" que levaram à instauração de um procedimento administrativo disciplinar contra os militares que fizeram a abordagem. O inquérito policial foi concluído pela 5ª Delegacia de Polícia de Homicídios e remetido ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que protocolou a denúncia à Justiça de Pernambuco. 

LeiaJá também 

--> 'Família e amigos homenageiam jovem morto em ação da PM'

--> Caso Victor Kawan: Polícia conclui inquérito sobre morte

COMENTÁRIOS dos leitores