Explosão na Refinaria Abreu e Lima deixa quatro feridos

Vítimas foram encaminhadas para unidades de saúde no Cabo de Santo Agostinho

por Rachel Andrade qui, 25/01/2024 - 18:27
André Motta de Souza/Agência Petrobras O tanque estava liberado para manutenção André Motta de Souza/Agência Petrobras

Uma explosão, ocorrida na tarde desta quinta-feira (25), em um dos tanques de petróleo da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR), deixou quatro trabalhadores feridos. A Petrobras informou, por meio de nota, que houve um “fagulhamento seguido de chama, rapidamente controlada”. 

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo de Pernambuco e Paraíba (SINDIPETRO PE/PB), o tanque estava liberado para manutenção. As vítimas, trabalhadores terceirizados que prestam serviços para a RNEST, tiveram queimaduras de 1º e 2º grau e escoriações, mas saíram do local conscientes. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para atender aos feridos. Um deles, um homem de 41 anos, com queimaduras de 1º grau, foi encaminhado para o Hospital Hapvida, no Cabo de Santo Agostinho. As demais vítimas foram levadas para o Hospital Dom Helder Câmara, também no Cabo, e para o Hospital da Restauração, no centro do Recife. 

O Sindipetro ainda confirmou que brigadistas da própria refinaria atuaram para conter o fogo causado pela explosão. Apesar de o tanque estar esvaziado, pode ter sido criada uma “atmosfera explosiva” no local. Uma investigação deverá ser instaurada por representantes do Sindipetro, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e da Petrobras. 

COMENTÁRIOS dos leitores