Prefeito responde a João Paulo

João da Costa também comenta sobre a protelação do julgamento no TCE

qua, 16/05/2012 - 17:58

Ao participar de um evento nesta quarta-feira, no Diretório Municipal do Recife, o prefeito João da Costa (PT) respondeu que não iria entrar em conflito com qualquer líder político do partido. “Estou discutindo as prévias com Maurício Hands e debatendo com os filiados do PT. Estamos dando destaque aos compromissos que cada candidato assume e serão mostrados a sociedade. Essa questão não é um assunto para ser debatido nesse momento. O que me alegra é que há uma perseguição generalizada, porque eu vou ganhar as prévias”, ironizou João da Costa.

O assunto foi comentado depois que o ex-prefeito e deputado federal João Paulo (PT) declarou, nesta manhã, que mesmo se João da Costa ganhar as prévias do partido, ele não subiria no palanque do correligionário. Vale lembrar que João da Costa, atual gestor do município, sucedeu o deputado na prefeitura e foi durante algum tempo seu afilhado político.

Já o prefeito também aproveitou a oportunidade para explicar o recurso do processo que negou a prestação de contas da secretaria de Planejamento e Urbanismo e Meio Ambiente, quando ele era o secretário no exercício de 2005. “Esse adiamento, o nosso pessoal do jurídico da prefeitura procurou o Tribunal e conseguiram protelar o pedido de vista do processo”, defendeu. A nova data para o julgamento do recurso ainda será marcada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O encontro, que aconteceu no diretório municipal do PT Recife, foi uma coletiva que serviu para os Movimentos Negros de Recife ligados ao partido, declararem apoio à candidatura de João da Costa.  Lá, eles distribuíram uma carta aberta:

CARTA ABERTA DOS NEGROS, NEGRAS E ANTI-RACISTAS DO PT PRÓ JOÃO DA COSTA

Companheiros (as),

Precisamos estar cientes do nosso papel frente às prévias do PT-recife, é fundamental tornar o debate político como ferramenta primeira, observando a tradição democrática do Partido dos Trabalhadores de tornar o debate de ideias e a defesa do projeto democrático e popular como norte estratégico a ser perseguido.

Por isso devemos preservar nossas instâncias partidárias, organismos pelos quais formulamos e propomos políticas SETORIAIS particularmente, no que se refere à temática racial, para o conjunto de nossa militância.

A história da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo – PT/PE é marcada precisamente pela construção coletiva de sua ação. Verificamos esta afirmação a partir da sua própria composição contando com ampla participação das tendências internas do nosso partido, além da contribuição histórica do movimento social negro que é a fonte primeira das nossas formulações.

Vimos ao longo da nossa caminhada desenvolvendo a luta política da temática nos diversos aspectos que concerne a vida política dos afro-brasileiros(as)quando formulamos propostas de construção de governo, onde buscamos de tratar aspectos como: desenvolvimento sustentável, afirmação de direitos, políticas afirmativas, saúde da população negra, desenvolvimento sócio-econômico, emprego e renda, segurança, saúde, educação, habitação, comunicação, políticas sociais, garantias de direitos, infra-estrutura e território, gestão do estado, participação cidadã e controle social a partir do olhar racial.

Nós militantes negros, negras e anti-racistas, subscrevemos a Carta Aberta, para renovarmos i nosso apoio ao companheiro João da Costa, e ecoarmos junto aos filiados e diliadas, as nossas convicções políticas no projeto Democrático Popular. Para tanto precisamos resguatadar a nossa democracia interna que sempre nos orientou a frente da secretaria estadual de combate ao racismo.  

                                                                                                                    Recife, 16 de maio de 2012

   

Subscrevem:

ASD – alternativa Socialista Democrática;

Cloetivo O Quilombo/CNB

DS – Democracia Socialista

Coletivo PT militante

OM – Organização Marxista.

COMENTÁRIOS dos leitores