Prévias do PT pode ter reviravolta no Recife

“Todas as possibilidades estão cogitadas. O prefeito João da Costa está aberto ao diálogo”, diz uma fonte em reserva

ter, 29/05/2012 - 10:28

Representantes da Comissão Executiva Nacional do PT desembarcam nesta terça-feira (29) no Recife. São eles Paulo Frateschi, Florisvaldo Souza, João Batista da Silva e Vilson Augusto. O grupo chega a capital pernambucana para conversar com os dois candidatos às eleições internas do PT, o prefeito João da Costa e secretário estadual de governo e deputado federal, Mauricio Rands.

Marcada para o próximo domingo (3), as prévias do Partido podem sofrer uma reviravolta com a chegada dos representantes da Executiva, com a missão de minimizar os efeitos do conflito interno do partido ocasionado pelas prévias anuladas, ocorridas no último domingo (20). Para tanto, a Executiva irá sugerir que Maurício Rands ou João da Costa retire sua candidatura para que não haja prévias no próximo domingo (3).

Uma fonte de alto escalão do PT, ligada ao prefeito João da Costa, em reserva, não descarta a possibilidade de o prefeito retirar a sua candidatura do pleito no próximo domingo (3), e ressalta que “todas as possibilidades estão cogitadas. O prefeito João da Costa está aberto ao diálogo”.

Assinala a possibilidade de que, inclusive, os dois - João da Costa e Maurício Rands - como já vinha sendo especulado, saiam da disputa em benefício de um terceiro candidato. Neste caso, o nome mais cogitado, nos bastidores, é o do senador e líder da Corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), Humberto Costa.

TRE – Em meios às indefinições que permeiam a realização das prévias, o certo é que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já liberou 70 urnas para que os 20.131 petistas incluídos na lista aprovada pela Executiva nacional do partido possam votar. Os locais de votação serão os mesmos das prévias realizadas no último dia 20.

O número dos candidatos nas urnas também serão os mesmos, João da Costa 20 e Mauricio Rands 10.  Além das 13 escolas municipais de estaduais, o Diretório Municipal será local de votação. Entretanto, no Diretório só poderão votar aqueles que estão aptos votar, mas não tiveram seu nome incluído na lista oficial.

COMENTÁRIOS dos leitores