João da Costa entra com recurso no Diretório Nacional - PT

seg, 11/06/2012 - 17:44

Nesta segunda-feira o prefeito João da costa (PT) formalizou um recurso ao diretório nacional do partido dos trabalhadores solicitando a homologação de seu nome como candidato do PT nas eleições desse ano. De acordo com o regulamento interno, João da costa tinha até esta segunda como prazo final para encaminhar o documento a instância máxima do partido. Elaborado pela equipe jurídica do gestor, o texto defende que a executiva nacional deve intervir somente nos casos de alianças políticas e não preterindo nome de candidatos que pretendem cocorrer a reeleição.



Ao falar sobre o recurso encaminhado ao diretório nacional que fica na cidade de São Paulo, o ex-presidente estadual do PT, Jorge Perez declarou: “João da Costa cumpriu todos os procedimentos definidos pela nacional, ao se inscrever para uma consulta interna juntamente com Mauricio Rands que desistiu. Pelo regimento do partido a candidatura do prefeito deveria ser homologada, mas a nacional decidiu intervir passando por cima das regras do PT. Outro argumento que consta no texto é que no dia da reunião na semana passada em São Paulo, foi comunicado a escolha de Humberto antes do debate entre as partes.”



Com a indicação do nome do Senador Humberto Costa (PT) para candidato a prefeito que conseguiria agregar o maior número de alianças políticas, o atual gestor da cidade do Recife teve sua reeleição preterida. O argumento utilizou pela executiva foi que o prefeito não teria condições de unificar as várias tendências da sigla e reunir a frente popular.



Jorge Perez também fez comentários a respeito do desgaste político do PT na cidade do Recife. “Depois da intervenção da executiva, politicamente a situação do PT piorou. Humberto não tá conseguindo unificar o partido nem a frente popular que se movimenta em contrário, não construindo alianças que fortaleçam a legenda. Essa situação pode levar o PT a perder as eleições deste ano, esperamos que o diretório nacional reavalie o posicionamento da executiva e escolha o melhor candidato que é o prefeito João da Costa”, defendeu Perez.



As eleições internas que aconteceram no dia 20 de maio, teve como principais atores, o prefeito João da Costa que ganhou do deputado federal Mauricio Rands (PT) com uma margem de 553 votos. Mas a prévia foi anulada pela executiva nacional que declarou haver falhas nas lista com os nomes dos filiados aptos a votar. Uma nova consulta foi marcada, depois cancelada. Com a desistência de Rands, o prefeito solicitou a homologação de seu nome, mas a executiva interveio e lançou o nome de Humberto.



O diretório nacional deverá dar uma resposta se posicionando sobre o recurso ainda este mês, período das convenções partidárias.



COMENTÁRIOS dos leitores