Dilma diz que o Pacto Pela Alfabetização será um desafio
De acordo com a presidenta, 15% das crianças com até 8 anos de idade não sabem interpretar um texto ou fazer as contas básicas
O recém-lançado Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa foi detalhado pela presidente Dilma Rousseff no programa semanal Café com a Presidente nesta segunda-feira (12). A presidente reforçou que o programa prevê investimentos de R$ 2,7 bilhões até 2014 destinados a compra de material didático, capacitação e bolsas para cerca de 360 mil professores alfabetizadores.
Dilma lembrou que o problema da alfabetização atinge 15% dos estudantes brasileiros. “Nós temos um imenso desafio pela frente, porque hoje nós temos 15% das nossas crianças com oito anos, não sabem interpretar um texto ou fazer as contas básicas. Por causa dessas dificuldades elas não conseguem as outras matérias ensinadas nos anos seguintes e muitas são reprovadas, algumas abandonam a escola. Essa deficiência no aprendizado está na raiz da desigualdade e da exclusão”, disse a presidente.
De acordo com a presidente os cursos de capacitação dos professores estão sendo preparados por 34 universidades brasileiras e serão ministrados na cidade de origem do educador. No período da capacitação os professores receberão uma bolsa de R$ 200 para ajudar com despesas de transporte e alimentação. Já os alunos serão avaliados anualmente para aferir se eles estão de fato evoluindo.
A presidente frisou que um programa semelhante é realizado em Sobral, no Ceará, pelo governador Cid Gomes. Ela afirmou que depois de quatro anos de implementação do projeto, o percentual de evasão escolar na cidade reduziu. “Vejo que é um esforço, mas que vale a pena, pois pode mudar a vida de muita criança. Eu quero pedir aos pais que também assumam esse compromisso da alfabetização na idade certa. O governo está fazendo a sua parte, estamos investindo na construção de creches e pré-escolas em todo o país e na educação em tempo integral. As crianças que chegam ao primeiro ano da escola vindo de uma creche e de uma pré-escola já vêm mais preparadas para a alfabetização”, avaliou Dilma.