Geraldo quer antecipar gestão mesmo antes da posse

O prefeito eleito espera que seja aprovado ainda em 2012, os projetos enviados à Câmara Municipal do Recife

sex, 21/12/2012 - 16:38
Cleiton Lima/LeiaJáImagens O socialista enviou projetos como as PPP e a reforma administrativa Cleiton Lima/LeiaJáImagens

Três projetos importantes que foram enviados pelo prefeito João da Costa (PT) à Câmara Municipal do Recife, a pedido de Geraldo Julio, foram à pauta da entrevista coletiva cedida pelo socialista na tarde desta sexta-feira (21). Na conversa ocorrida na Vila Boa Vista, o prefeito eleito acompanhando do vice Luciano Siqueira (PCdoB) e de alguns secretários nomeados explicou os motivos pelos quais solicitou a Casa Jose Mariano urgência na aprovação dos projetos.

Durante a coletiva, Geraldo falou da importância da aprovação dos projetos e explanou cada um deles. Uma das solicitações é a reforma administrativa que ele fez algumas mudanças com a redução de 24 para 22 secretarias municipais, a redução de 23% dos cargos comissionados. Ele ainda solicitou a extinção das secretarias de Comunicação e de Gabinete e a junção das secretarias de Esportes à Copa e de Direitos Humanos a de Desenvolvimento Social e ainda a união Controladoria ao Governo.

Além das mudanças da reforma administrativa, o socialista enviou também dois outros projetos. Um deles é a criação de concurso público para a vaga de analista de gestão que segundo Geraldo já existe em cidades como São Paulo e Curitiba e terá o objetivo de ajudar a gestão a ser mais eficiente e cortar despesas. O outro documento enviado refere-se a Parcerias Público-Privadas (PPP), que terá o intuito de desenvolver a cidade sem os gastos públicos imediatos.

Como foi um tema muito debatido durante as eleições 2012 no Recife, as PPP foi um assunto muito questionado no decorrer da coletiva. Dúvidas como as áreas de atuação e a concretização da parceria foram as mais comuns. No entanto, o socialista descreveu alguns campos que poderão se beneficiar com a parceria e acrescentou que só a partir da aprovação da câmara e da criação do Comitê Gestor é que se poderá definir onde serão inseridos os investimentos.

“Com as PPP poderemos melhorar a mobilidade, a urbanização de áreas e a criação de equipamentos públicos como escolas e também prédios públicos e só pagarmos após 35 anos”, explicou o futuro prefeito que exemplificou algumas obras como a Arena Pernambuco e a ponte do Paiva que estão dando certo através das Parcerias Público-Privadas.

Em relação à urgência da solicitação da aprovação dos projetos, ele comentou que pretende agilizar as autorizações para adiantar os trabalhos assim que assumir. “A vantagem de fazermos isso agora, é que já no próximo mês poderemos iniciar as articulações do Comitê Gestor, e dessa forma, facilitamos o processo, mesmo durante a transição”, justificou Geraldo.

Votação - Devido à solicitação de urgência da aprovação dos três projetos, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Jurandir Liberato (PT), declarou durante a manhã desta sexta (21), que apesar do recesso dos vereadores, haverá sessão extraordinária na próxima quarta-feira (26). Liberato também informou que se necessário, outras sessões poderão ocorrer nos dias 27 e 28.

COMENTÁRIOS dos leitores