Ex-ministro Fernando Lyra está em coma

O quadro de saúde do irmão do governador de Pernambuco permanece grave

qui, 14/02/2013 - 12:16
Arquivo pessoal Lyra está internado no Incor desde 5 de janeiro Arquivo pessoal

O ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, irmão do vice-governador de Pernambuco, João Soares Lyra Neto, continua internado no Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, sem melhoras no quadro de saúde. No último boletim divulgado pelo hospital no início do mês foi informado que caso houvesse reação positiva por parte do paciente seria repassada a imprensa. Algo que ainda não ocorreu.

Segundo o chefe de gabinete do vice-governador, Rubens Júnior, João Lyra viajou nessa quarta-feira (13) a São Paulo para acompanhar de perto o quadro delicado do irmão. “A situação é crítica e muito complicada nesse momento. Desde ontem que o vice-governador retornou a São Paulo para acompanhar o processo, que é basicamente irreversível”, afirmou acrescentando também que demais familiares também se encontram no hospital.

Internação - Fernando Lyra está no Incor desde o dia 5 de janeiro, quando foi transferido do Hospital Real Português no Recife. Ele apresenta insuficiência cardíaca congestiva grave, associada à infecção sistêmica e insuficiência renal aguda. O quadro se desenvolveu a partir de uma infecção urinária agravada pela doença no coração, que o acomete há 20 anos.

Ele foi ministro da Justiça do governo Sarney, de março de 1985 a fevereiro de 1986. Foi deputado federal por sete mandatos seguidos, entre os anos de 1971 e 1999. O último cargo público ocupado por ele foi o de presidente da Fundação Joaquim Nabuco, de 2003 a 2011. Atualmente, ele escrevia artigos para a revista Carta Capital.

 

COMENTÁRIOS dos leitores