Lula e Dilma lamentam morte de Fernando Lyra
Os petistas enviaram nota e enalteceram o trabalho do ex-ministro
Vários políticos do Brasil se sensibilizaram com a morte do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, falecido nessa quarta-feira (14). Em Pernambuco, Estado de sua origem, gestores das cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, além do governador Eduardo Campos (PSB) decretaram luto de três em respeito à perda do político. Outros nomes relevantes como o ex-presidente Lula e a atual presidente Dilma Rousseff (PT) também lamentaram a morte de Lyra.
Em nota, Lula disse que o país perde uma grande referência política. Confira abaixo a fala do ex-presidente:
"Fernando Lyra foi um grande pernambucano e brasileiro que lutou de forma incansável para o avanço da democracia. Eu tive o prazer de estar ao seu lado muitas vezes ao longo de sua bela trajetória e também no governo, quando presidiu a Fundação Joaquim Nabuco.Com sua morte, o Brasil perde uma importante referência política. Nesse momento de tristeza, envio minha solidariedade para seus amigos e familiares".
Já Dilma, relembrou a atuação do ex-ministro no processo da democratização política e disse ele que representou com brilho, os eleitores de Pernambuco na Câmara dos Deputados por 28 anos.
Veja a nota enviada pela presidente na íntegra:
“A democracia brasileira perdeu hoje um de seus mais expressivos defensores, Fernando Lyra. Primeiro ministro da Justiça da redemocratização, Lyra foi o responsável pelo fim da censura oficial, passo fundamental na reconquista da liberdade de expressão no País. Exímio articulador político, Fernando Lyra foi um dos expoentes da formação da Aliança Democrática. Teve atuação relevante na Assembleia Nacional Constituinte e representou com brilho os eleitores de Pernambuco na Câmara dos Deputados por 28 anos. Em nome de todas as brasileiras e de todos os brasileiros, apresento meus votos de pesar a sua mulher, Márcia, suas três filhas, familiares e amigos, neste momento de dor”.