Homenagens na despedida de Almir Gabriel

O ex-governador lutava há alguns anos contra enfisema pulmonar e morreu em um hospital particular de Belém, onde estava internado desde o início de fevereiro.

por Patrícia França qua, 20/02/2013 - 17:39

Muitas autoridades compareceram ao velório do ex-governador Almir Gabriel (PTB), nesta terça-feira (19), no Palácio Lauro Sodré, antiga sede do Executivo do Pará. O governador Simão Jatene (PSDB), o prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB), os ex-governadores Aurélio do Carmo e Alacid Nunes, a ex-vice governadora Valéria Pires Franco (DEM), deputados, secretários e ex-secretários de Estado, representantes do Ministério Publico do Estado e do Tribunal de Justiça do Estado foram prestar solidariedade a familia do ex-governador.

Nesta quarta-feira (20), às 8 horas houve uma missa no local onde o deputado Márcio Miranda, presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), falou da carreira política de Almir. "O ex-governador teve uma vida longa, passou dos 80 anos. Viveu em sua plenitude e sabia como pensava, assim como agia. Sua carreira foi muito importante. Como governador, fez decisões importantes", disse, completando que o ex-governador "realizou grandes transformações para o Estado, fez grandes obras no interior. Deixou um grande legado".

Por volta de 9h20, iniciou o cortejo que conduziu o corpo de Almir Gabriel em direção ao município de Castanhal, onde será realizado o sepultamento. O Corpo de Bombeiros transportou o ex-governador em carro aberto em uma viatura com uma enorme faixa com o texto: "Obrigado Dr. Almir Gabriel. Seu nome entra para a história. E fica para sempre em nossos corações" foi colocado ao lado do caixão. Secretários, empresários e população acompanharam o trajeto.

O ex-governador - que lutava há alguns anos contra enfisema pulmonar e morreu em um hospital particular de Belém, onde estava internado desde o início de fevereiro -, recebeu muitas homenagens desde ontem, quando inicou o velório. Três ônibus ficaram lotados com coroas de flores. O carro com o corpo de Almir Gabriel saiu da praça Dom Pedro II, onde fica o Palácio Lauro Sodré, seguiu pelas avenidas Nazaré e avenida Almirante Barroso e rodovia BR-316 até o cemitério São Francisco, em Castanhal, onde será enterrado no túmulo da família Gabriel.

Por Ariana Pinheiro

COMENTÁRIOS dos leitores