Geraldo e comissão da Alepe discutem mobilidade urbana

Durante a reunião foi entregue pela Comissão de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa um relatório com dados e informações para a mobilidade urbana no Recife

por Élida Maria qua, 13/03/2013 - 17:21
Andréa Rêgo Barros/PCR O relatório foi elaborado por deputados, sociedade civil e ex-prefeitos Andréa Rêgo Barros/PCR

Construção de calçadas, melhoria da iluminação pública e transporte coletivo são alguns temas que fazem parte do relatório entregue nesta quarta-feira (13), pela Comissão de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ao prefeito Geraldo Julio. O documento entregue pelos deputados estaduais traz dados dos problemas enfrentados pela capital pernambucana e sugestões para solução das dificuldades.

De acordo com Geraldo Julio, o documento auxiliará a sua gestão no andamento de ações em prol da mobilidade urbana na cidade. “Esse encontro foi excelente e muito rico, porque trouxeram um material que irá servir como elemento de consulta. É uma contribuição importante que apresenta conclusões em linhas com os programas de governo”, elogiou o socialista.

O prefeito também comentou que as informações trazidas pelos parlamentares serão utilizadas. “As sugestões vão ser aproveitadas e em abril vamos apresentar essa re-análise”, garantiu Geraldo.

Segundo o presidente da comissão que levou o relatório, deputado Sílvio Costa Filho (PTB), entre os problemas indicados no documento, o transporte é prioridade. “Mostramos um conjunto de ações que o poder público pode fazer no transporte coletivo, em construção de calçadas, iluminação pública, novos corredores de ônibus, campanhas educativas e pedagógicas orientando a população a respeitar o pedestre e ciclistas, entre outras”, descrevei o parlamentar.

O deputado também criticou as gestões passadas e ressaltou que Recife é a segunda menor capital de área do Brasil e mesmo assim não tem projeto para o crescimento da população como outras cidades possuem. “Enquanto Rio de Janeiro e Curitiba há 30 anos planejaram a mobilidade, Recife não. Cada gestão se preocupou com ações pontuais e não houve um plano, um estudo. Então, a gente espera que o prefeito Geraldo Julio possa ter um olhar não só para o presente, mas para pensar o Recife que nós queremos a 10, 20 anos”, cravou Sílvio Costa Filho.

Ainda segundo o petebista, o relatório apresentado ao prefeito do Recife foi elaborado também pela sociedade civil organizada, representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-prefeitos do Recife como Gustavo Krause, Jarbas Vasconcelos, João Paulo e Roberto Magalhães.

Pactuação – Durante a conversa com a imprensa, o prefeito do Recife adiantou que na próxima segunda-feira (18) se reunirá com os secretários municipais para tratar da pactuação. Questionado sobre qual ação será prioridade, Geraldo disse que só saberá na próxima semana. “A pactuação será feita em todas as áreas do governo, mas, só na próxima segunda-feira”, reforçou o gestor.

COMENTÁRIOS dos leitores