57% dos eleitores aprovam a gestão de Geraldo Julio

Prefeito completa 100 dias à frente da prefeitura com aprovação de mais da metade dos recifenses

qua, 10/04/2013 - 00:00
Líbia Florentino/LeiaJáImagens Analistas políticos avaliam que a pesquisa foi positiva para o gestor, mas alertam que há desafios para serem superados Líbia Florentino/LeiaJáImagens

O Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) buscando diagnosticar o entendimento da população sobre a nova gestão municipal do Recife realizou, entre os dias 1 e 2 de abril, o levantamento Pesquisa Eleitoral – 100 Dias de Geraldo Julio. Nessa mostra, encomendada pelo Portal LeiaJá, foram ouvidas 816 pessoas que emitiram as opiniões mais diversas em relação à administração da cidade, que foi conquistada no primeiro turno das eleições 2012, pelo candidato do PSB, estreante nas urnas, com 51,15% dos votos válidos.

A pesquisa do IPMN revela que a aprovação da administração do prefeito Geraldo Julio Geraldo Julio é de 57%, resultado da soma do percentual dos que responderam excelente (17%) e boa (40%).

Os que escolheram a opção regular, representam 31% dos entrevistados, mas nas respostas gerais o governo está sendo bem avaliado, pois se juntar a avaliação ruim e péssima se obtém apenas a soma de 3%, que indica a baixa rejeição à administração. Os que não souberam ou não quiseram responder chegaram ao patamar de 9%.

Expectativa do eleitor: Com as mudanças de gestor na administração da Prefeitura de Recife, que foi comanda pelo PT nos últimos 12 anos, uma nova expectativa surge nos recifenses e essa questão também foi abordada na pesquisa. Os entrevistados foram instigados a comentar sobre questões relacionadas às condições favoráveis a se fazer uma boa administração.

Ao ser interrogado: neste início de governo, o prefeito do Recife Geraldo Julio tem condições de fazer uma gestão? 25% responderam excelente e 48% boa, o que representa 73% de todos os entrevistados. Já os que assinalaram a alternativa regular atingem 19%, ruim e péssimo chegaram a 3%.

De acordo com Romão, o setor público tem um “time” diferente do setor privado, havendo um retardo entre a detecção de problemas, formulação de projetos e a parte final que é a execução. “A cidade do Recife estava depreciada e confusa, com um ordenamento urbano desastroso, além dos problemas de mobilidade e um conjunto de carências de grandes intervenções. Mas na média geral dessa pesquisa, a população aprovou esse começo do governo”, ressaltou Romão.

 

LeiaJá Também:

Trânsito e segurança são os maiores problemas do Recife

Pesquisa revela imagem da gestão de Geraldo

Recifense mostra que tem boa memória eleitoral

Campanha ‘Eu Amo o Recife’ é conhecida pela população
 



Para o cientista político Adriano Oliveira o cenário futuro para Geraldo Júlio é positiva em razão da atual aprovação. Entretanto, o prefeito não deve esquecer de manter ou ampliar este percentual, e para tais fatos ocorrerem, a gestão deve construir comunicação adequada e obter “cara de povo”.

Sobre a avaliação pessoal do prefeito Geraldo Julio e a sua atuação no comando da administração municipal, 45% dos entrevistados disseram que o gestor realiza um bom desempenho e 15% afirmaram ser excelente. Se for somados esse números o socialista chega a uma aprovação de 60%. Os outros números apenas reafirmam essa premissa, pois 28% escolheram o desempenho como regular, enquanto 2% opinaram por ruim e 1% péssimo.

O IPMN também quis saber que nota o recifense atribui à administração do prefeito Geraldo Julio. A média geral da atuação do gestor ficou em 6,78, sendo que 41,5% dos entrevistados avaliaram a administração do socialista com notas entre 7 e 8, enquanto 27,9% responderam entre 5 e 6. Já 19,5% das pessoas que participaram da pesquisa consideraram o desempenho de Geraldo acima da média e pontuaram essa gestão entre 9 e 10.

Segundo o economista Maurício Romão, esses números demonstram que os recifenses mantêm a esperança no candidato que escolheram para administrar o município, mas essa opinião foi expressa de maneira sóbria e moderada. “É muito cedo para uma averiguação, mas constatamos que as ações desse novo governo ligadas a mobilidade, recuperação de parques e bicicletários, não chegam a impressionar as pessoas de baixa renda. As ações do novo prefeito são mais visíveis na classe alta e média”, comentou o economista mencionando o desempenho de Geraldo em relação aos projetos implementados na cidade.

No entanto, vale destacar que todo começo de mandato é difícil e a esperança de que essa gestão está no caminho certo foi o principal assunto tratado pelos entrevistados, tanto é que apenas 7,1 % deram uma nota bem abaixo da média, entre 3 e 4, enquanto só 4,1% pontuaram essa gestão entre 3 e 0. “Isso significa que o prefeito Geraldo Julio tem a confiabilidade dos recifenses”, destacou João Maurício Romão.   

 Confira a pesquisa completa:

 

COMENTÁRIOS dos leitores