Campanha ‘Eu Amo o Recife’ é conhecida pela população

Com menos de três meses do seu lançamento a iniciativa atinge parte da memória dos recifenses

qua, 10/04/2013 - 02:25
Fernando da Hora/LeiaJáImagens/Arquivo Lançamento da 1° campanha institucional da nova gestão do Recife Fernando da Hora/LeiaJáImagens/Arquivo

A primeira campanha desenvolvida pela gestão do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), intitulada de ‘Eu amo o Recife’ está sendo lembrada pelos recifenses. Apesar de não ter obtido percentuais elevados na avaliação encomendada pelo Portal LeiaJá ao Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), dados mostram que dependendo do público analisado, os resultados variam de 47% a 77% de lembrança.

A avaliação ocorreu nos dias 1 e 2 de abril com 816 pessoas. Entre todos os entrevistados 47% disseram já ter ouvido falar da campanha enquanto 52% disseram que não. A ação foi lançada em 21 de janeiro e teve como objetivo conquistar o apoio emocional da população para com o Recife.

O desempenho da campanha teve influência do período carnavalesco com a distribuição de materiais de publicidade e com a ajuda da internet. Na data que se comemorou o aniversário da capital pernambucana, 12 de março, a Prefeitura do Recife lançou a campanha #EuAmoRecife no Instagram com o objetivo de estimular as pessoas a mostrar a relação afetiva com a cidade através de fotos.

A campanha institucional provocou lembranças diferenciadas por públicos de idades e faixas etárias diferentes. Entre as pessoas que possuem até a terceira série do ensino fundamental apenas 20% já ouviram falar na iniciativa, 76% nunca ouviu e 4% não sabe ou não respondeu. A disparidade é grande se for comparada com o público que tem ensino superior completo. Neste segmento 77% já ouviram falar no assunto e apenas 23% ainda não.

Considerando outros aspectos como faixa etária e renda individual é notório que os idosos com mais de 60 anos são os que menos ouviram falar na campanha atingindo 61% das respostas. Já os adultos com 24 a 35 anos são os que mais obtiveram conhecimento da ação com 53% dos resultados. No que concerne à renda individual, as pessoas que recebem de dois a cinco salários mínimos são as mais conhecedoras da campanha com 69%. Já as que recebem até um salário mínimo são as que menos ouviram falar, atingindo 62% das avaliações.

LeiaJá Também:

57% dos eleitores aprovam a gestão de Geraldo Júlio

Trânsito e segurança são os maiores problemas do Recife

Pesquisa revela imagem da gestão de Geraldo

Recifense mostra que tem boa memória eleitoral



Numa comparação de escolaridade mais próxima, analisando pessoas que tem de quarta a sétima série com quem já concluiu o ensino médio, a diferença persiste. Para o primeiro público citado 34% conhecem a iniciativa contra 64% que não ouviram falar. Já as pessoas que terminaram o ensino médio os resultados foram 60% que já ouviram falar na campanha enquanto 39% ainda não.

Dos 47% que responderam já ter ouvido falar da ação de comunicação da Prefeitura do Recife, 89% avaliaram como positiva a iniciativa, considerando que 44% disseram ser excelente e 45% considerou boa. Ainda deste total de participantes, as pessoas da terceira série de ensino fundamental foram as que mais elogiaram a iniciativa com 90% de aprovação.

A avaliação negativa foi considerada por 2%, levando em conta os resultados de 1% para ruim e 1% para péssima. No patamar de reprovação, o público que possui ensino médio completo também chegou a 2% de avaliação negativa. Porém, do total de conhecedores da campanha eu ‘Eu Amo o Recife’ grande parte dos resultados que avaliaram como ruim ou péssima não ultrapassaram 1% dos resultados.

COMENTÁRIOS dos leitores