Recifense mostra que tem boa memória eleitoral

Pesquisa aponta que 94% dos entrevistados lembram em quem votou nas eleições municipais

qua, 10/04/2013 - 00:02
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Eleitora recifense vota no pleito municipal de 2012 Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

A proximidade do último pleito municipal e a boa memória do recifense são duas alternativas cabíveis para explicar a lembrança do eleitor recifense em relação ao candidato que escolheu nas urnas em outubro de 2012. De acordo com o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), que ouviu 816 pessoas com mais de 16 anos, entre os dias 1 e 2 de abril, numa pesquisa encomendada pelo Portal LeiaJá, 78% dos entrevistados afirmam ter ido às urnas no dia 7 de outubro. Os outros 22% responderam que não participaram da festa eleitoral.

Aos eleitores que disseram ter votado no pleito municipal, o IPMN questionou se eles lembram em quem votou. A resposta sim foi proferida por 94% dos ouvidos, dos quais 95% são do sexo feminino e 94% do sexo masculino. Quando observado o grau de instrução dos entrevistados que estão lembrados em quem votou, o maior percentual está entre os eleitores que têm o ensino superior completo, eles representam 100%. Já o menor percentual é apontado dentre os que estudaram da quarta até a sétima série do ensino fundamental.

A porcentagem dos entrevistados que disseram não lembrar em quem votou chegou a 4%. Na segmentação por sexo 4% são homens e 5% são mulheres. Quando a análise é feita por grau de instrução, o percentual de ouvidos que completou o ensino fundamental chega a 6% e os que estudaram da quarta até a sétima série atinge 10%.

Por fim, os entrevistados foram instados a responder: se a eleição fosse hoje, votaria novamente no mesmo candidato? 87% disseram que sim, enquanto 9% marcaram a opção não. O percentual de não soube e não respondeu chegou a 4%.

Os entrevistados que não souberam ou não responderam ao questionamento corresponde a 1%.

O IPMN ainda perguntou aos recifenses em quem eles votaram. A resposta de 47% foi Geraldo Julio, outros 21% assinalaram ter votado em Daniel Coelho, que foi o segundo colocado também nas urnas no dia 7 de outubro de 2012 com 27,65% dos votos válidos. O petista Humberto Costa foi citado por 20% dos eleitores, ele também ocupou a terceira colocação nas eleições com 17,43% dos votos. Mendonça Filho foi o quarto político mais lembrado na mostra, mesmo resultado obtido nas eleições, no entanto, no pleito ele obteve 2,25% dos votos. Vale ressaltar, que o levantamento tem margem de erro estimada em 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e 95% de confiabilidade.

O resultado da mostra sobre a Memória do Eleitor Recifense só referenda a última pesquisa eleitoral realizada pelo IPMN antes das eleições, que apontava a vitória de Geraldo Julio no primeiro turno e sinalizava que Daniel Coelho (PSDB) teria 22% das intenções de voto, seguido por Humberto Costa (PT) com 16% e só então viria Mendonça Filho (DEM) com 3%.

 

LeiaJá Também:

57% dos eleitores aprovam a gestão de Geraldo Júlio

Trânsito e segurança são os maiores problemas do Recife

Pesquisa revela imagem da gestão de Geraldo

Campanha ‘Eu Amo o Recife’ é conhecida pela população 



COMENTÁRIOS dos leitores