Instituições têm baixa confiança

Na lista com mais de 10 entidades, a Câmara e a Alepe não foram lembradas

sex, 12/04/2013 - 00:00
Shutterstock

Os gargalos sociais e as dificuldades da população em várias áreas com a saúde, educação, segurança e tantas outras, são cobradas aos gestores públicos. Independente da esfera seja ela federal estadual ou municipal, as pessoas sabem que os problemas podem ser resolvidos com investimentos em políticas públicas. Apesar dessa certeza, as entidades políticas quase não são lembradas pelos recifenses quando questionados: “Qual é a instituição que você mais confia no Brasil?” pelo levantamento Imagem e Credibilidade das Instituições.

Na mostra realizada no Recife encomendada pelo Portal LeiaJá ao IPMN entre os dias 1 e 2 de abril, 19,3% das pessoas responderam que ‘nenhuma’ instituição era de confiança no Brasil. O resultado contrapõe os dados obtidos na mesma pesquisa no quesito da importância e da contribuição de órgãos como a Câmara de Vereadores, a Assembleia Legislativa, a Câmara Federal e o Senado Federal. Neste último aspecto todos os saldos foram positivos.

Depois da resposta ‘nenhuma’ que ficou no topo da análise, os entrevistados citaram a Polícia Federal em segundo lugar com 7,1% e a polícia, igreja e bombeiros, com 5,9%, 5,8 e 5,2% respectivamente.

Das 13 instituições mencionadas pelos participantes da pesquisa estão incluídas ainda escolas com 3,7%, judiciário com 3,1% e Igreja Católica com 1,8%. Também seguem na lista bancos e hospital/Upa’s com 1,6% e Polícia Militar com 1,4%.

Em antepenúltimo lugar e também com 1,4% a primeira e única instituição política que é considerada confiável pelos recifenses foi o Supremo Tribunal Federal (STF) que só perdeu para a Igreja Evangélica e Samu, ambas obtiveram 1,1%. Outras opções chegaram a 11,9% e dados de pessoas que não souberam ou não responderam somaram 28%.

O esquema de compra e venda de votos envolvendo membros do PT e conhecido popularmente como ‘mensalão’ pode ter influenciado as respostas das pessoas. Em virtude da dura atuação do atual presidente do STF, Joaquim Barbosa, no processo de investigação e no julgamento, a população em geral, começou a ter uma visão mais ampla de atuações do órgão. Neste âmbito, o trabalho do chefe do Supremo brasileiro pode ter sido o responsável por atrair olhares e confiabilidade das pessoas.

 

 

LeiaJá Também:

Pesquisa indica partidos mais admirados pelos recifenses

Câmara e Alepe contribuem para a vida dos recifenses

Recifenses consideram Senado e Câmara Federal importantes

 

Créditos

Arte Dryca Santos

Fotos: Clélio Tomaz / LeiaJá Imagens, Victor Freire / LeiaJá Imagens e Shutterstock

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores