Vereadora vai pedir informação sobre multas não pagas
Aline Mariano também pretende solicitar um balanço trimestral da gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB)
A vereadora e líder da oposição, Aline Mariano (PSDB), vai entrar com um pedido de informação na Prefeitura do Recife na intenção de conhecer em detalhes fiscais as multas aplicadas por órgãos como as Diretorias de Controle Urbano (Dircon), de Meio Ambiente (Dirmam)e do PROCON. “A intenção é que seja realizada uma auditoria, pois mais de 700 empresas foram beneficiadas com essa negligência, o que ocasionou uma queda na receita do município”, declarou a vereadora.
Segundo informações divulgadas por um jornal local, entre os anos de 2008 e 2012, esses órgãos aplicaram multas no valor de mais ou menos R$ 150 milhões. Sendo que apenas 1% delas foram pagas, o que representa cerca de R$ 1,6 milhões. “Isso demonstra a omissão do PT que deixa acontecer impunidades e colaborou para diminuir a receita do município”, comentou a Aline Mariano.
Ela também reforçou que os cofres da prefeitura passam por uma crise financeira que não é declarada pelo atual prefeito Geraldo Julio (PSB) por causa de alianças políticas com o governo que lhe antecedeu. A bancada da oposição também pretende solicitar um balanço trimestral sobre as multas aplicadas e não pagas dentro da gestão socialista.
Como forma de resolver o problema desta “herança maldita” deixada pelo governo de João da Costa (PT) e também o histórico de impunidade, o executivo municipal deve enviar essa semana, um Projeto de Lei que autorize o protesto dessas dívidas em cartório.
De acordo com o governo, essas punições pecuniárias ajudam no controle urbano. Outro projeto que será encaminhado para votação na câmara é o que vai estabelecer multas para as pessoas que jogarem lixo nas ruas.