Senador defende investimento na qualificação profissional

Armando Monteiro afirmou que os avanços que vem acontecendo na educação, são insuficientes

qui, 06/06/2013 - 19:33
André Nogueira/LeiaJáImagens/Arquivo O Brasil ocupa o 57º lugar em educação superior e treinamento André Nogueira/LeiaJáImagens/Arquivo

O senador, Armando Monteiro Neto (PTB-PE), defendeu maior investimento do governo Federal na ampliação dos cursos de qualificações profissionais, além da criar condições favoráveis para o ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho. Durante seu pronunciamento na Tribuna do Senado Federal nesta quarta-feira (5), Monteiro afirmou que os avanços que vem acontecendo neste setor, são insuficientes.



“É sabido que um dos maiores entraves ao desenvolvimento do País, sobretudo na visão de um desenvolvimento sustentável, é a carência de capital humano qualificado para fazer face às necessidades do mercado”, comentou. Ele também reforçou que defasagem do sistema educacional prejudicou a formação dos trabalhadores que não atendem a crescente demanda da sociedade e do setor produtivo.



Na ocasião ele citou o mapa estratégico da indústria para o período 2013/2022, formulado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que traz um conjunto de metas em favor da melhoria do ambiente educacional do Brasil. A proposta da instituição é que a nota média dos brasileiros no Pisa, o programa internacional que avalia o desempenho dos estudantes de 67 países, alcance 435 pontos em 2015 e chegue a 480 pontos em 2021.



O Brasil ocupa a 126ª posição em termos de qualidade da educação primária e o 57º lugar em educação superior e treinamento. Em termos de disponibilidade de engenheiros e cientistas, o mesmo relatório avalia que, entre 144 nações, o país fica na 113ª posição.

COMENTÁRIOS dos leitores