PEC 37 é rejeitada na Câmara Federal

Com 430 votos contra, a matéria não foi aprovada em Brasília

por Élida Maria ter, 25/06/2013 - 22:15

Foi rejeitada na noite desta terça-feira (25), na Câmara Federal em Brasília, a PEC37, que concede o poder de investigação criminal com exclusividade para as polícias federais e civis, retirando a atribuição de alguns órgãos como o Ministério Público (MP). Com 430 votos contra, nove a favor e duas abstenções, a sessão foi encerrada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), logo após votação.

A PEC 37, também conhecida como a PEC da Impunidade, foi uma das reivindicações levadas às ruas de várias cidades brasileiras nos protestos dos últimos dias. O clamor da população que se organizou principalmente nas redes sociais e foi exposto em frases, cartazes e camisas com a mensagem ‘O gigante acordou’, pode ter sido o grande influenciador da decisão no Congresso.

Antes de ser votada, se discutia no plenário a proposta da presidente Dilma Rousseff (PT) sobre a destinação dos recursos dos royalties do petróleo para educação. O deputado Eduardo Alves parou o debate e decidiu iniciar a votação por volta das 20h. Por ser um assunto polêmico e que tomou às ruas brasileiras, alguns parlamentares temiam que a matéria fosse adiada, mas por volta das 21h45 o desejo de muitos brasileiros foi atendido. A PEC foi rejeitada.

COMENTÁRIOS dos leitores