Eleitores de 10 cidades brasileiras voltam às urnas

Em todo o País mais de 120 mil cidadãos escolherão prefeitos e vices

por Élida Maria sab, 06/07/2013 - 16:09
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Eleitores de cinco Estados brasileiros deverão votar neste domingo (7) Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Além da cidade pernambucana do Agreste do Estado, Brejo da Madre de Deus, outros noves municípios brasileiros realizarão eleições suplementares neste domingo (7). A partir das 8h, as urnas estarão abertas para receber o voto de dos cidadãos que escolherão seus novos prefeitos e vices. Nessas cidades, 121.310 eleitores estão aptos a participar da eleição, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A nova votação foi marcada devido à anulação dos pleitos realizados em outubro do ano passado. A Justiça Eleitoral anula um processo eleitoral quando o candidato que obtém mais de 50% dos votos válidos tem o registro de candidatura indeferido.

As dez cidades estão divididas em cinco estados, são eles: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em Goiás, haverá novas eleições em São Domingos, Nazário e Flores de Goiás. No Mato Grosso, em Juara e Glória D’Oeste. No Mato Grosso do Sul são três municípios: Figueirão, Jardim e Bela Vista. No Rio Grande do Sul, será realizada eleição na cidade de São José do Ouro e em Pernambuco, ocorrerá novo pleito no Brejo da Madre de Deus.

Goiás – Na cidade de São Domingos, os 7.660 eleitores escolherão o prefeito entre dois candidatos: Etelia Vanja Moreira Gonçalves (PDT) e Trajano Pinheiro Cardoso (PSDB). Já em Nazário, três candidatos disputam a preferência dos 7.140 eleitores: Adalcino Rosa da Silva (DEM), Anderson Dias Ferreira (PMDB) e Jussara Porto Machado (PSDB). Os 6.736 eleitores de Flores de Goiás escolherão o novo governante entre: Jadiel Ferreira de Oliveira (PSDB), José Dias Pereira (PTB) e Ronilson Mendes de Olliveira (PSOL).

Mato Grosso – Em Glória D'Oeste, Nilton Borges Borgato (PP), Paulo Remédio (PPS) e Roberto Carlos Barbosa (PV) disputarão os votos dos 2.492 eleitores. Em Juara, 23.839 eleitores vão às urnas para decidir quem assumirá a Prefeitura da cidade. Valdinei Holanda (DEM), que também disputou as Eleições 2012, terá como concorrentes: Edson Piovesan (Coligação “Juara mais Forte”), Lourival de Souza Rocha (Coligação “Juara é do Povo”) e Denílson Brito de Almeida (PT).

Pernambuco - Em Brejo da Madre de Deus, os quase 30 mil eleitores escolherão entre Hilario Paulo da Silva (PSDC) e Roberto Abraham Abrahamian Asfora (PSDB).

Rio Grande do Sul - Os 5.819 eleitores de São José do Ouro elegerão Benhur Francisco Vanz (PT) ou Itacir Zanella (PP). Os candidatos eleitos em outubro, Algacir Menegat (PT) e o vice Vitor Hugo Bergamo foram acusados de compra de votos.

Mato Grosso do Sul - Os 2.471 eleitores de Figueirão escolherão o prefeito entre os candidatos Juvenal Consolaro (PTB) e Neilo Souza da cunha (PMDB).   Já em Jardim, Erney Cunha Bazzano Barbosa (PT) e Glaucio Cabreira da Costa (DEM) disputarão o voto dos 17.849 eleitores. 

Em Bela Vista, os 16.738 eleitores irão às urnas no dia 7 de julho para escolher entre os seguintes candidatos: Marco Antonio Loureiro (Coligação “Bela Vista em Primeiro Lugar”); Orlanda Freitas (Coligação “Um Novo Tempo para Bela Vista”); Renato de Souza Rosa (Coligação “Bela Vista Merece Mais”); e Reinaldo Miranda Benites (Coligação “Mudança de Verdade”).

*Com informações do TSE

COMENTÁRIOS dos leitores