PT rebate críticas da oposição sobre manifestação
Eugênio alegou que as mobilizações são bandeiras históricas do partido
A manifestação organizada pelas Centrais Sindicais que pretende reunir mais de 60 mil pessoas nesta quinta-feira (11), no Recife, é vista pela oposição como oportunismo do PT. No site oficial da legenda, a executiva nacional convocou a militância para participar da mobilização, algo criticado pelos oponentes do governo. Porém, em conversa com petistas, o LeiaJá colheu as justificativas dos representantes da legenda que frisaram a importância de reivindicar melhorias trabalhistas.
Para o vereador do Recife, Luiz Eustáquio (PT), a adesão na mobilização deve partir não só dos partidos, mas de todos os setores sociais. “É importante que eles estejam na luta. É muito ruim quando algumas pessoas dizem que os partidos, sindicatos e movimentos sociais, tem que ficar de fora. Eu acho que todos os segmentos sociais devem ficar na luta, principalmente porque suas bandeiras estão nas ruas”, defende o parlamentar.
Eustáquio lembra ainda que outros partidos além do PT devem aderir ao evento. “É uma bandeira não só do PT e sim dos trabalhadores. Tem outros partidos de esquerda e de direita e todos eles têm uma pauta. Nós entendemos que é importante que a juventude petista e os trabalhadores petistas e de outros partidos devam estar nas ruas, se mobilizando e se organizando. Não é porque você é um trabalhador e tem um partido que apoia, que não possa ir!”, pontuou o petista.
Sobre as declarações da oposição, o vereador criticou a posição dos oponentes e saiu em defesa do partido. “Na verdade a oposição defende o quanto pior melhor. Então, na verdade eles querem deslegitimar um movimento que é realizado por lutas em todas as Centrais Sindicais e tem ligações com o Psol, PSDB, PCdoB e outros partidos onde todas as centrais estão nessa luta (...). Entendemos que as ruas sempre foi o nosso lugar, sempre estivemos relacionados a todos os movimentos de ruas”, explicou.
Para o presidente estadual do partido em Pernambuco, deputado federal Pedro Eugênio (PT), os movimentos sociais sempre tiveram o apoio do PT. “Sempre ressaltamos a importância dos movimentos populares, inclusive nas manifestações que ocorreram anteriormente. Apesar de haver uma intolerância a partidos políticos, tomamos uma decisão de participação dos movimentos, são bandeiras históricas do PT em melhoria dos serviços públicos, o que temos feito temos tido muito sucesso e a população reconhece”, frisou.
Eugênio também rebateu a oposição e se mostrou indiferente a postura divulgada por eles. “Sempre tivemos críticas, não vai ser agora que não vamos participar de mais um movimento popular e isso não vai nos causar estranheza. Eles (oposição) inclusive são bem vindos a se juntarem ao povo, eles têm a dificuldade de entender que o PT sempre esteve ao lado do povo, aí é problemas deles!”, disparou o deputado.