Saúde: Manutenção de vetos serão defendidos na Alepe
Os profissionais de saúde defendem a permanência das oposições de Dilma
Os Conselhos de Saúde realizarão nesta quarta-feira (7) uma manifestação pela manutenção dos vetos ao Ato Médico que tramita no Congresso Nacional. A ação pública está marcada para as 15h em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e acontecerá em consonância com outros protestos previstos em todo o Brasil.
No próximo dia 20 de agosto o Congresso Nacional irá votar a manutenção ou a derrubada dos vetos da Presidência da República referente à Lei n° 12.842, chamada Ato Médico. O projeto de lei visa atualizar o instrumento legal de atuação da Medicina. Para os Conselhos de Saúde o texto retira na prática, parte da autonomia de outras profissionais da Saúde como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros.
O objetivo da ação organizada pela Frente dos Conselhos Profissionais da Área da Saúde (FCPAS) em frente à Assembleia Legislativa de cada estado é de alertar os senadores e os deputados federais sobre a importância da manutenção dos vetos.
Além da Alepe, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região promete levar milhares de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para as Assembleias Legislativas de quatro estados da sua circunscrição (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte). As manifestações serão pacíficas e não pretendem causar transtornos ao trânsito. Antes do veto presidencial houve protestos em Recife contra a proposta.