Reforma: Cid Gomes nomeia Ciro como secretário de Saúde
Além de divulgar o nome do irmão, o governador divulgou o de oito novos gestores
Faltando menos de um mês para término das filiações partidárias, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), anunciou na noite desta segunda-feira (9), o nome de novos secretários que farão parte do primeiro escalão do Governo do Estado. A solenidade foi realizada no Palácio da Abolição e entre os novos gestores está o seu irmão, Ciro Gomes (PSB), que será agora, o novo secretário de Saúde e possivelmente alargue os olhos da oposição para um supoto caso de nepotismo.
Ambos os irmãos Gomes, mesmo sendo socialistas, não demonstram afagos ao presidente do partido, Eduardo Comes (PSB), por uma mágoa desde a última eleição presidencial quando o governador de Pernambuco vetou a candidatura de Ciro Gomes para apoiar Dilma Rousseff (PT). Agora, com a mudança, tudo indica que o gestor do Ceará estar de olho em 21014, principalmente porque dois dos novos nomes divulgados são filiados ao PDT e ao PCdoB, o que amplia o diálogo com essas legendas.
Confira os novos nomes do primeiro escalão:
Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) - Josbertini Virgílio Clementino: Filiado ao PDT, Clementino é graduado em Administração Pública e de Empresas pela UECE e mestre em Planejamento e Políticas Públicas. Também já foi secretário Parlamentar da Câmara dos Deputados, Conselheiro Nacional de Juventude da Presidência da República e Consultor do Banco Mundial.
Conselho de Políticas e gestão do Meio Ambiente (Conpam) - Bruno Vale Sarmento de Menezes: É formado em Publicidade e Propaganda pela Miami Advertising School Foi coordenador de promoções e eventos da Secretaria de Fortaleza e exerceu a chefia de Gabinete do Bloco da Maioria e Liderança do PMDB.
Secretaria da Fazenda (Sefaz) - João Marcos Maia: É formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutorando em Desenvolvimento Regional. É funcionário de carreira da Secretaria da Fazenda do Estado e foi secretário-adjunto da Fazenda no atual governo.
Secretaria do Esporte (Sesporte) - Gilvan Paiva: Filiado ao PCdoB, Paiva é formado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, foi secretário de Educação de Maranguape e secretário de Esporte e Juventude de Sobral. Atualmente é professor da rede estadual de ensino.
Secretaria das Cidades - Carlo Ferrentini: É formado em Tecnologia da Informação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Ex-funcionário da Fundação Getúlio Vargas e foi secretário-executivo da Secretaria das Cidades.
Corregedoria Geral de Disciplina - Francisco Sales de Oliveira: Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) é delegado aposentado da Polícia Civil e já foi diretor de transporte.
Secretaria da Cultura - Paulo Mamede: Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem especialização em Teoria da Comunicação e da Imagem pela mesma instituição. Foi Assessor de Comunicação Social de Icapuí, da Associação dos Docentes da UFC.
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social - Servilho Paiva: Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduado em Direito pela Escola Superior de Magistratura de Pernambuco. Delegado da Polícia Federal da Classe Especial. Ex-secretário de Defesa Social de Pernambuco e foi titular da Corregedoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará.
Secretaria da Saúde - Ciro Gomes: Irão de Cid Gomes, ele é advogado formado pela Universidade Federal do Ceará. Estudou economia na Harvard Law School. Foi Deputado Estadual, Prefeito de Fortaleza, Governador do Estado do Ceará, Ministro da Fazenda, Ministro da Integração Nacional e Deputado Federal.