Lula critica a Aécio por falar mal do Brasil no exterior

Para se defender das alfinetadas tucanas, ele descreveu programas de desenvolvimento

por Élida Maria sab, 19/10/2013 - 17:17
Ricardo Stuckert/Instituto Lula O ex-presidente disse que não há econonmia melhor do que a do Brasil Ricardo Stuckert/Instituto Lula

As críticas feitas pelo senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) ao governo Dilma (PT), numa palestra realizada em Nova York, EUA, no início de outubro, foram rebatidas pelo ex-presidente Lula (PT), nesta semana. O petista repudiou o ato do tucano que chamou a economia brasileira de não confiável e comentou o desenvolvimento do comércio no país.

 “Eu sei que tem gente que vai lá fora e fala que a economia brasileira não está bem, mas qual é a economia do mundo que está melhor do que a nossa? Não tem nenhuma”, disse Lula durante evento promovido pela Fecomércio, nesta semana, no Rio de Janeiro.

O ex-presidente falou ainda sobre os avanços do Brasil nos últimos anos e da relação deles com o desenvolvimento do comércio e lembrou que “quando você dá um milhão de reais a uma pessoa, ela coloca no banco e vive de juros. Se você divide esse um milhão para muitas pessoas, no dia seguinte eles estão no mercado, no armazém comprando. Isso é uma alavanca para a economia”, exemplificou. Para Lula, nos últimos dez anos, a renda geral dos brasileiros cresceu 35%, enquanto a dos pobres cresceu 66%.

“O setor de comércio é testemunha privilegiada e parte essencial do modelo de desenvolvimento com inclusão social, que está transformando o Brasil”, afirmou se defendendo, e citando em seguida outras demonstrações de crescimentos como o programa ‘Luz para Todos’, a aprovação da lei das micro e pequenas empresas, a criação do supersimples e do microempreendedor individual e os avanços para o setor de comércio nos últimos anos.

*Com informações do PT nacional

COMENTÁRIOS dos leitores