Terezinha Nunes denuncia descaso nas unidades da Funase

Deputada atribiu a responsabilidade ao Governo do Estado pela situação das unidades

qui, 14/11/2013 - 00:08
Divulgação/Assessoria de Imprensa Para a parlamentar, modelo utilizado nas unidades pelo Governo não resolve Divulgação/Assessoria de Imprensa

A decisão das entidades de defesa dos direitos humanos de Pernambuco de denunciarem à Organização das Nações Unidas (ONU) a violência e a falta de estrutura das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), foi motivo de discussão nesta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe). O caso foi apresentado no plenário pela deputada Terezinha Nunes (PSDB) que atribuiu a responsabilidade ao Governo do Estado pela situação das unidades que abrigam jovens infratores em Pernambuco.

De acordo com a tucana, mesmo estando à frente do Estado por sete anos, o governador Eduardo Campos (PSB) não apresentou nenhuma política socioeducativa para um sistema que ela considera falido. “O documento apresentado pela Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED), mostra que 11 adolescentes foram mortos em 2012 e este ano quatro perderam a vida sob a tutela do estado. É uma situação inadmissível para um estado que tem registrado um representativo crescimento econômico”, disparou a parlamentar.

Segundo a deputada, mesmo com a inauguração de mais uma unidade da Funase, em Vitória de Santo Antão, o modelo atual utilizado pelo governo não resolve. Ela lembrou a denúncia do coordenador executivo do Centro Dom Helder Câmara (Cendhec), José Ricardo Oliveira, de que 28% das mortes do regime de internação no Brasil aconteceram no Estado. Para a parlamentar, a questão do problema não deve a ser falta de recursos, “já que o Governo conseguiu  altos investimentos para construir o estádio da Copa”.

 

Com informações da assessoria.

COMENTÁRIOS dos leitores