Humberto defende políticas para superação do racismo

O petista lembrou a força de Zumbi dos Palmares como um dos principais líderes negro do mundo

por Giselly Santos qua, 20/11/2013 - 18:59
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens O parlamentar lembrou que a expectativa de vida de um negro no Brasil é menor por consequência da violência e do racismo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

No Dia da Consciência Negra, o senador Humberto Costa (PT) defendeu, durante o seu discurso no Senado, a promoção da igualdade racial e a promoção de cidadania para a população negra. O parlamentar citou Zumbi dos Palmares, morto há 318 anos onde hoje é o estado de Alagoas, e destacou que o exemplo do líder negro, na luta por liberdade e afirmação, continua válido para a atual sociedade brasileira.

“Hoje é um dia de homenagear toda a população negra do nosso País e, ao mesmo tempo, de reafirmar os compromissos que todos temos”, discursou o senador. Que também lembrou o trabalho da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). “Quero reafirmar o compromisso do nosso governo, que revolucionou essas ações e, sem dúvida, continuará a fazê-lo”, destacou Humberto. “O crescimento do emprego, a execução coordenada de programas sociais, a política de valorização do salário mínimo e de ampliação das oportunidades educacionais se revelam na tendência geral de diminuição das desigualdades”, completou.

Segundo o petista, pesquisas compravam a necessidade e a importância de políticas públicas que busquem a melhoria da condição dos negros. “A expectativa de vida de um homem negro no Brasil é um ano e oito meses menor do que deveria por causa da violência”, discursou Costa ao citar trabalho do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo mostra que perda na longevidade é duas vezes maior para os negros do que para os homens de pele clara.

 

COMENTÁRIOS dos leitores