Brasil e França ampliam protocolos de cooperação

Parcerias foram firmadas nas áreas de educação, economia solidária, ciência e tecnologia, aeroespacial, agropecuária, saúde e defesa

qui, 12/12/2013 - 12:42

Brasil e França assinaram, nesta quinta-feira (12), uma série de acordos bilaterais nas áreas de educação, economia solidária, ciência e tecnologia, aeroespacial, agropecuária, saúde e defesa. As parcerias foram firmadas no contexto da visita do presidente francês, François Hollande.

Na área de educação, a cooperação promoverá a aprendizagem do idioma francês para estudantes e futuros bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras. A França é o terceiro maior destino dos bolsistas brasileiros. O curso online Français sans Frontières será implementado. O programa será ampliado nos próximos anos e já estão previstas mil bolsas para 2014 e 2015 para mestrado profissional. Também foi criado o programa Férias-Trabalho, com o fim de autorizar jovens de ambos os países a permanecerem no território da outra parte por até um ano, para fins primordialmente de turismo, com a possibilidade de exercer emprego.

Também será reforçado o intercâmbio sobre as questões de economia social e solidária, em especial nos seguintes eixos de formação de profissionais, intercâmbio de experiências e boas práticas e a promoção de projetos conjuntos de cooperação. Os dois países irão, ainda, compartilhar técnicas nas áreas da agropecuária, indústria agroalimentar, segurança alimentar e desenvolvimento rural.

Na área de saúde, um protocolo permitirá o desenvolvimento em conjunto de vacina infantil heptavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, Haemophilus Influenzae B, Meningite C e Poliomelite).

"França e Brasil mantêm uma cooperação cujos conteúdo, abrangência e profundidade a torna única. Isso é verdadeiro sobretudo nas indústrias de defesa e de bens de alta tecnologia", destacou Dilma. "França e Brasil tem o mesmo apreço pela independência e soberania, mas também pelo multilateralismo, pelo respeito às grandes contribuições. Por isso, tentamos traduzir esses princípios nas posições que tomamos sobre os grandes temas mundiais", frisou o presidente francês, antes de salientar que espera que o acordo sobre as armas químicas com a Síria possa ser um indício de paz na região.

Mais tarde, será oferecido almoço em homenagem ao presidente francês e à senhora Valérie Trierweiler, no Palácio Itamaraty, onde haverá assinatura de outros acordos. Também será realizado o Diálogo de Alto Nível Brasil-França em Educação, no Museu da República. Nesta sexta-feira (13), Dilma e François cumprirão agenda em São Paulo. Essa é a primeira visita do chefe do Estado francês ao Brasil.

Brasil e França estabeleceram parceria estratégica em 2006, com cooperação em áreas como ciência e tecnologia, produtos de defesa e educação. Em 2012, o comércio bilateral atingiu a cifra de US$ 10 bilhões, com déficit para o Brasil de US$ 1,8 bilhão. A França é o sexto investidor no Brasil e as empresas francesas estão presentes em projetos estratégicos dos setores de energia, automotivo, hoteleiro e de hipermercados.

COMENTÁRIOS dos leitores