Senadores fazem diligência em presídio do Maranhão

Comissão de Direitos Humanos irá se reunir com autoridades e visitar o Complexo Penitenciário de Pedrinhas

sex, 10/01/2014 - 15:09
Clayton Montelles/Governo do Estado do Maranhão Mais de 60 detentos foram mortos na Penitenciaria de Pedrinhas Clayton Montelles/Governo do Estado do Maranhão

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado fará uma diligência em São Luís, no Maranhão, para acompanhar de perto a questão de segurança, especialmente a situação carcerária, no Estado. O grupo de senadores deve viajar ainda neste domingo (12) e participar de atividades na segunda-feira (13).

De acordo com a presidente da comissão, a senadora Ana Rita (PT-ES), a agenda ainda não está totalmente confirmada, mas alguns compromissos estão previstos. Pela manhã, será realizada uma reunião com a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e uma visita ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde foram assassinados cerca de 60 detentos em 2013. À tarde, os parlamentares devem se reunir com autoridades locais da administração da penitenciária, do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública e outros convidados.

"É um primeiro passo para dialogar com a sociedade e definir os próximos encaminhamentos", disse Ana Rita, que também confirmou a ida dos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e João Capiberibe (PSB-AP). O assunto será tratado pela comissão no início do ano legislativo. A primeira reunião está marcada para o dia 5 de fevereiro.

A superlotação dos presídios no Maranhão foi apontada, já em 2008, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário. O colegiado visitou as unidades prisionais de todas as unidades da federação e verificou as condições desumanas as quais os detentos estão submetidos.

Com informações das agências Senado e Câmara.

COMENTÁRIOS dos leitores