Ciência e Tecnologia fecha balanço 2013 na Alepe

Durante o ano, os membros do colegiado realizaram audiências, seminários e visitas técnicas

por Élida Maria qua, 15/01/2014 - 10:36
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo Uma das audiências foi sobe os problemas de Infraestrutura da UFPE Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

A Comissão de Ciência e Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) finalizou as atividades de 2013 com várias atividades realizadas. O colegiado, presidido pela deputada Terezinha Nunes (PSDB) discutiu as melhorias para o setor de pesquisa científica, a Medida Provisória dos Portos, a promoção à Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e fez debates sobre a gratuidade na Universidade de Pernambuco (UPE). 

Sobre as matérias aprovadas pela Comissão está a de autoria do Poder Executivo que destina as receitas estaduais relativas aos royalties da exploração do petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos exclusivamente à educação, ciência, tecnologia e inovação. 

Ainda durante decorrer de 2013, o colegiado também visitou a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e se reuniram com o reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Calado, para conhecer as instalações, as demandas da instituição e as necessidades dos alunos.

Entre as audiências públicas, a equipe de deputados em conjunto com as Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Cidadania debateram a Medida Provisória dos Portos, que estabelece novas regras para concessão e exploração dos portos no Brasil e a educação como instrumento da democracia e inovação tecnológica.

Com informações da assessoria

 

COMENTÁRIOS dos leitores