Dirceu lança campanha para arrecadar doações e pagar multa
O ex-ministro foi condenado a pagar R$ 971.1 mil
Familiares e amigos do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT), iniciaram a campanha para arrecadar doações visando o pagamento da multa de R$ 971.1 mil, imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como parte da pena da Ação Penal 470, que versa sobre o Mensalão. A plataforma "Apoio Zé Dirceu" entrou no ar nessa quarta-feira (12). No site os organizadores justificam a campanha como um "protesto coletivo contra as arbitrariedades e violações do julgamento". Além disso, usam trechos das declarações de Dirceu no ato da prisão e depoimentos de petitas que não concordaram com as penas.
O ex-ministro, de acordo com a plataforma, ainda não receber a notificação da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP) para o pagamento da multa. A notificação que esperamos da Justiça ainda não foi publicada... Tomamos a decisão de não mais esperar e iniciar a campanha já. É chegada a hora de reparar injustiças e mostrar que a solidariedade é capaz de mudar a história", diz. A Justiça não vai mais dar o prazo de 10 dias corridos para a quitação da divida, após a notificação. Para a VEP com o julgamento já concluído e os condenados cumprindo pena o pagamento deverá ser imediato.
Dirceu foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão, ele cumpre pena de 7 anos e 11 meses em regime semiaberto, no Complexo Penitenciário da Papuda, pela condenação por corrupção ativa. No crime de formação de quadrilha, Dirceu ainda aguarda julgamento de recurso. "Não me condenaram pelos meus atos nos quase 50 anos de vida política dedicada integralmente ao Brasil, à democracia e ao povo brasileiro. Nunca fui sequer investigado em minha vida pública, como deputado, como militante social e dirigente político, como profissional e cidadão, como ministro de Estado do governo Lula. Minha condenação foi e é uma tentativa de julgar nossa luta e nossa história, da esquerda e do PT, nossos governos e nosso projeto político", afirma o ex-ministro no site.