Jungmann denuncia descaso em Unidade de Saúde da Família
Vereador visitou USF do Alto Do Céu
Quatro meses após realizar uma pesquisa inédita de satisfação dos usuários das Unidades de Saúde da Família (USFs) no Recife, que resultou em uma radiografia da saúde básica no município, o vereador Raul Jungmann (PPS) retomou sua agenda de visita aos locais para constatar pessoalmente se foram promovidas melhorias. Nesta quarta-feira (26), o parlamentar foi à USF Alto do Céu, no Porto da Madeira, na Zona Norte da cidade e, segundo ele, se deparou com uma situação lamentável de abandono pela Prefeitura Municipal.
De acordo com o vereador, o local está com problemas de infraestrutura. Ele afirmou que o atendimento é realizado apenas em duas salas que cheiram a mofo sendo que existem situações em que o quarto destinado à farmácia funciona ainda como um ambulatório. “Isso é um descaso com a população. Fico muito preocupado com os rumos que a saúde básica vem tomando. Por isso, continuarei denunciando essas omissões”, assegurou o vereador.
“Enviarei pedidos de informações à Prefeitura da Cidade do Recife e lutarei para que a unidade do Alto do Céu ganhe um novo prédio, com uma estrutura à altura da excelência dos Prontos Atendimentos construídos na cidade, como a Upinha”, completou.
Segundo Jungmann, na USF Alto do Céu, trabalham apenas duas equipes de agentes comunitários de saúde (ACS), que atendem 2.960 famílias, mas não possuem uniformes – usam camisas de campanhas na área de saúde. No total, essa unidade assiste cerca de 9 mil pessoas. Cada um dos agentes é responsável por mais de 200 famílias.